Montijo

Câmara do Montijo entrega Medalhas de Distinção de Mérito Municipal a oito Mulheres

No âmbito das comemorações do Dia Internacional das Mulheres (8 de março), a Câmara Municipal do Montijo vai realizar dois eventos: no dia 7 de março uma palestra sob o tema “As Mulheres na Guerra” e a entrega de Medalhas de Distinção de Mérito Municipal a oito Mulheres que se destacaram no desempenho de cargos nas áreas da Segurança e Defesa no Concelho e no dia 12 de março terá lugar a palestra “Liderança no Feminino”.

O Espaço Informação Mulheres da Câmara Municipal do Montijo organizou o programa do dia 7 de março, que decorrerá a partir das 16h00, nos Paços do Concelho. A cerimónia terá início com a palestra “Mulheres na Guerra” dinamizada por Helena Ferro de Gouveia, Analista de Assuntos Internacionais, seguindo-se a Cerimónia de Homenagem a Mulheres que se destacaram no desempenho de cargos nas áreas da Segurança e Defesa no Concelho, com entrega de Medalhas de Distinção de Mérito.

Serão homenageadas: a Agente Principal da PSP – Esquadra do Montijo, Eugénia Maria Cunha dos Santos; a Agente Principal da PSP – Esquadra do Montijo, Inácia de Jesus da Silva Lourenço; a Diretora do Estabelecimento Prisional do Montijo, Paula Ramos; a Comandante da Base Aérea nº. 6, Coronel Diná Azevedo; a Major Técnica de Manutenção de Material Aéreo, da Base Aérea nº. 6, Ana Rita Santos; a Sargento-Chefe Mecânica de Material Terrestre, da Base Aérea nº. 6, Laura Alvarenga; a Cabo-Adjunto Operadora de Comunicações, da Base Aérea nº. 6, Irina Calisto e a Guarda-Principal da GNR do Montijo, Paula Cristina do Rosário Belo.

No dia 12 de março terá lugar a Palestra “Liderança no Feminino”, dinamizada por Catarina Marcelino, presidente da Assembleia Municipal do Montijo, às 15h00, na Sala Multiusos da Universidade Sénior – Quinta do Saldanha. Uma organização dos Projetos de Envelhecimento Ativo da Câmara Municipal do Montijo.

Recorde-se que em outubro deste ano, assinalam-se os 24 anos da Resolução 1325, aprovada em 2000 pelo Conselho de Segurança da Organização das Nações Unidas (ONU), que reafirma a importância da promoção da igualdade de género em todas as fases dos processos de construção da paz e da promoção da segurança.

Esta resolução, alerta ainda para a forma como os conflitos armados afetam de forma desigual as mulheres e os homens e lança uma nova perspetiva, relativamente ao papel das mulheres, que inequivocamente são consideradas as principais vítimas em cenários de guerra, mas também as reconhece como protagonistas capazes de desempenhar um papel relevante na prevenção, gestão e resolução de conflitos.

A Câmara Municipal do Montijo convida toda a população a participar nestes eventos e a juntar-se na celebração do Dia Internacional das Mulheres, em reconhecimento da importância e do valor das mulheres na sociedade.

admin

Recent Posts

LASA publica álbum com as 17 mais antigas fotografias de Setúbal

Um álbum com 17 fotografias captadas em Setúbal em 1867 vai ser apresentado pela LASA…

3 horas ago

Centenas de alunos participam em desfile de percussão do Festival Internacional de Música de Setúbal

Centenas de alunos dos 1.º e 2.º ciclos do ensino básico do concelho participaram, a…

1 dia ago

Associação Direito ao Descanso em Setúbal exigem medidas contra ruído no centro histórico da cidade

A Associação Direito ao Descanso em Setúbal critica "a lentidão da criação de um novo…

1 dia ago

Antigo submarino Barracuda foi inaugurado como navio-museu em Cacilhas

O antigo submarino Barracuda foi oficialmente inaugurado, a 9 de maio como navio-museu em Cacilhas,…

2 dias ago

Faleceu Osvaldo Godinho, antigo autarca da Junta de Freguesia de Santo André

Morreu Osvaldo Godinho, aos 88 anos que foi membro do executivo da Junta de Freguesia…

3 dias ago

Porto de Setúbal recebe primeiro navio de cruzeiros de 2024

O porto de Setúbal recebeu hoje, 11 de maio a escala do navio “Le Dumont…

3 dias ago