Setúbal

Câmara de Setúbal cria espaço multiusos no bairro dos Pescadores

A Câmara Municipal de Setúbal está a construir um novo espaço multiusos para usufruto da população, com anfiteatro, áreas de estadia, um caminho pedonal e zonas verdes, para fomentar renovadas dinâmicas comunitárias no bairro dos Pescadores.

A operação urbanística, uma empreitada de perto de 150 mil euros e com um prazo de execução de 120 dias, visa requalificar um talude descaracterizado, com cerca de 1.500 metros quadrados, localizado entre as ruas Batalha do Viso e de São Pedro, dotando-o de um conjunto de equipamentos para servir a população.

A Câmara Municipal de Setúbal vai transformar um simples talude num espaço multiusos com utilidade pública destinado ao usufruto comunitário em que se inclui, entre outros, a realização, de pequenos eventos culturais e económicos.

Segundo o município sadino, “com a execução desta obra, a comunidade local ganha também um novo local devidamente qualificado e destinado ao usufruto de momentos de lazer e de contemplação, o qual passa a integrar novas acessibilidades para utilização diária da população residente~”.

“Este projeto tira proveito da topografia natural do local para instalar um anfiteatro, uma plataforma oval a edificar na zona mais plana da área intervencionada, com iluminação e um armário de apoio técnico a eventos, a que acresce a colocação de bancos em vários pontos ao longo do talude”, adianta.

O projeto urbanístico inclui ainda o reforço da estrutura verde e das condições de acessibilidade no bairro, com a criação de um percurso pedonal rampeado, de ligação entre as ruas Batalha do Viso e de São Pedro, o preconizado Caminho dos Pescadores, a par da criação de estacionamento para utilizadores de mobilidade condicionada.

A intervenção, iniciada recentemente com a preparação do terreno, engloba contributos e propostas de moradores dos bairros dos Pescadores e Grito do Povo que integram o GO – Grupo de Oficinas Colaborativas, dinamizadas no âmbito de candidatura municipal apresentada ao PEDU – Plano Estratégico de Desenvolvimento Urbano.

Esta requalificação é financiada no âmbito do projeto do PRR – Plano de Recuperação e Resiliência, através da operação OIL – Setúbal – UFS – Coesão Socio-Territorial através das Margens.

admin

Recent Posts

Politécnico de Setúbal preside ao Conselho de Parceiros do Grupo de Ação Local da ADREPES Rural

O Instituto Politécnico de Setúbal (IPS) foi recentemente eleito para presidir à Mesa do Conselho…

5 horas ago

Semana Gastronómica de Alcochete de 8 a 17 de novembro

O município de Alcochete, com o patrocínio da Riberalves, vai promover de 8 a 17…

5 horas ago

Livro “A Espiritualidade da Arrábida” lançado a 16 de novembro em Setúbal

Os Amigos da Paróquia S. Sebastião vão promover a apresentação do livro "A Espiritualidade da…

9 horas ago

Inauguração da requalificação do Salão Nobre marca comemorações da Restauração do Concelho de Palmela

A inauguração do Salão Nobre do Edifício dos Paços do Concelho, após obra de requalificação,…

1 dia ago

Bárbara Soares vence Concurso Literário sobre Igualdade de Género em Odemira

Bárbara Soares, autora do conto “A pele de dentro”, ganhou o Concurso Literário sobre Igualdade…

1 dia ago

Hugo Rocha e Anabela Aguiar vencem a Volkswagen Run 2024

Hugo Rocha e Anabela Aguiar foram os grandes vencedores da 11.ª edição da Volkswagen Run…

1 dia ago