Distrito

Antigo estaleiro de Sesimbra transforma-se em museu

O antigo estaleiro e armazém de construção naval de Acácio Farinha (1922-2017), situado no Porto de Abrigo, assim como todo o seu espólio e a titularidade da concessão do espaço foram adquiridos pela Câmara Municipal de Sesimbra, que vai criar, no local, uma extensão do Museu Marítimo. O anúncio foi feito pela autarquia.

O novo espaço tterá a designação de Estaleiro Escola Acácio Vidal Farinha, em homenagem ao mestre carpinteiro naval sesimbrense que exerceu esta atividade durante mais de 80 anos e foi um dos grandes divulgadores desta arte e da sua preservação. Do seu estaleiro saíram centenas de embarcações para todo o país e Europa, entre as quais um número indeterminado de aiolas tradicionais de Sesimbra.

Foi Acácio Farinha, acompanhado pelo seu filho, Rui Farinha, também ele carpinteiro naval, o responsável pela recuperação da barca Nossa Senhora da Aparecida, que voltou ao mar em 2005 para repetir a rota de Pedro Álvares Cabral até Porto Seguro, no Brasil. O Museu Marítimo de Sesimbra já dedica um espaço ao seu trabalho e à sua história de vida, com a exposição de uma aiola em construção e de várias ferramentas originais usadas por Acácio Farinha e pelo seu filho, Rui Farinha, que o acompanhou nesta atividade durante mais de cinco décadas.

Neste momento, “os serviços da autarquia estão a proceder à retirada de todo o conteúdo do armazém, que será posteriormente desmantelado para se proceder à instalação do novo espaço, que receberá todo espólio, devidamente organizado e preparado para ser dado a conhecer ao público”, adianta a autarquia.

As peças com interesse museológico estão a ser transportadas para a reserva do Museu Marítimo de Sesimbra, para serem inventariadas e tratadas.

“A nova extensão do Museu Marítimo será um espaço visitável, de fruição comunitária e, ao mesmo tempo, de promoção de saberes e técnicas associadas à construção naval em madeira. Terá uma área destinada à formação em construção naval e modelismo e uma valência de apoio à preservação de embarcações tradicionais sesimbrenses, em especial, da aiola”, assegura o município de Sesimbra.

“Este é mais um passo dado pela Câmara Municipal de Sesimbra no sentido da preservação da cultura, identidade e tradições locais. Ao mesmo tempo, é uma homenagem aos dois carpinteiros marítimos e proprietários deste estaleiro, que deixam à comunidade um legado de valor inestimável”, conclui.

admin

Recent Posts

Faleceu Osvaldo Godinho, antigo autarca da Junta de Freguesia de Santo André

Morreu Osvaldo Godinho, aos 88 anos que foi membro do executivo da Junta de Freguesia…

7 minutos ago

Porto de Setúbal recebe primeiro navio de cruzeiros de 2024

O porto de Setúbal recebeu hoje, 11 de maio a escala do navio “Le Dumont…

8 horas ago

Município de Alcochete conquista Prémio Autarquia do Ano na categoria de Economia Empreendedorismo e Startups com a incubadora de negócios AlcocheteUP

O município de Alcochete foi distinguido com o Prémio Autarquia do Ano pelo Lisbon Awards…

1 dia ago

Casa Ermelinda Freitas premiada no Japan Wine Challenge 2023

A Câmara Municipal de Palmela aprovou por unanimidade, na reunião pública do Executivo de 8…

1 dia ago

Adega de Palmela recebe “Prémio Cinco Estrelas” na categoria Enoturismo

A Câmara Municipal de Palmela aprovou, por unanimidade, na reunião pública de 8 de maio,…

1 dia ago

Câmara de Setúbal adjudica empreitada para construção de Unidade de Saúde Familiar da Bela Vista

A Câmara Municipal de Setúbal aprovou a 8 de maio, a adjudicação da empreitada de…

2 dias ago