Novo Centro Escolar Barbosa du Bocage vai beneficiar mais de 1300 crianças e jovens em Setúbal

A Câmara Municipal de Setúbal vai arrancar, a 22 de outubro, com a obra de ampliação do Centro Escolar Barbosa du Bocage, resultado de um investimento superior a 5 milhões de euros.

O novo centro escolar vai garantir espaços de aprendizagem e lazer mais seguros, modernos e confortáveis, beneficiando diretamente 275 alunos do 1º ciclo e do jardim de infância.

O projeto inclui ainda um novo pavilhão polivalente, com ginásio, que vai abranger também 1084 jovens do 2.º e 3.º ciclos. A obra, que resulta de uma candidatura do Município ao Plano de Recuperação e Resiliência, tem um investimento previsto de 5,3 milhões de euros e reforça a aposta do Município na Educação.

O arranque da empreitada será assinalado com o lançamento da primeira pedra na manhã do dia 22 de outubro.

“Este é mais um passo num plano abrangente que visa modernizar as infraestruturas escolares de Setúbal, reforçando a qualidade do ensino público e as condições de aprendizagem e desenvolvimento das nossas crianças e jovens. Com estas intervenções, vamos proporcionar espaços modernos e inclusivos, totalmente pensados, equipados e funcionais para alunos e profissionais, bem como adaptados a pessoas com mobilidade condicionada”, defende o Presidente da Câmara Municipal de Setúbal, André Martins.

Com várias salas de aula, salas de atividades e de expressão plástica, bem como de informática, a nova Barbosa du Bocage terá ainda um centro de apoio à aprendizagem para crianças com necessidades educativas especiais.

Será ainda construído um novo pavilhão polivalente para atividades desportivas e recreativas, que integrará um ginásio, servindo também os 2.º e 3.º Ciclos.

Este projeto demonstra o compromisso contínuo e a estratégia da Câmara Municipal de Setúbal para a Educação no concelho, consolidando o maior investimento de sempre na área, que inclui investimentos como o de 90 milhões de euros na Carta Educativa de Setúbal e, por exemplo, a recente inauguração do novo polo educativo Academia Luísa Todi.

A intervenção é apoiada pelo Plano de Recuperação e Resiliência (PRR), Comunidades em Ação, OIL – Operação Integrada Local na União das Freguesias de Setúbal, e Coesão Socio-Territorial Através das Margens. Recorde-se que Setúbal é um dos Municípios portugueses que mais conseguiu aprovar projetos no âmbito do PRR, captando um investimento de 150,9 milhões de euros. De entre os projetos com candidatura aprovada contam-se ainda a reabilitação da habitação pública em diversos bairros do concelho, a construção de várias escolas básicas e a requalificação geral da Estrada da Mitrena, a par de um vasto conjunto de melhoria de outras acessibilidades.

A construção da Unidade de Saúde Familiar da Bela Vista, diversas ações de beneficiação do espaço público e o projeto “Setúbal Digital”, destinado ao desenvolvimento tecnológico do comércio local, também constam do leque de candidaturas que a Câmara Municipal de Setúbal submeteu a financiamento do PRR e que já foram aprovadas.