Lançamento da primeira pedra do Centro Escolar Barbosa du Bocage em Setúbal

A primeira pedra do futuro Centro Escolar Barbosa du Bocage, promovido pela Câmara Municipal de Setúbal para proporcionar espaços de jardim de infância e 1.º ciclo junto de atuais instalações de 2.º e 3.º ciclos, vai ser lançada a 22 de outubro.

O presidente da Câmara Municipal, André Martins, vai presidir à cerimónia, que tem lugar às 09h30 junto da Avenida de Angola, no Bairro do Liceu, e marca oficialmente o início de uma obra de quase cinco milhões e meio de euros que vai permitir o reforço e alargamento da oferta de ensino público com qualidade em Setúbal.

Trata-se de um investimento de 5 milhões, 359 mil e 890 euros, incluindo IVA, apoiado no âmbito do “PRR – Plano de Recuperação e Resiliência, Comunidades em Ação, candidatura OIL – Operação Integrada Local na União das Freguesias de Setúbal, Coesão Socio-Territorial Através das Margens”.

Em 2 de setembro, após a necessária emissão de visto por parte do Tribunal de Contas, a Câmara Municipal consignou a empreitada, que tem um prazo de execução de 330 dias, à empresa Alberto Couto Alves, S.A..

A obra inclui a construção de uma nova escola básica de 1.º ciclo com jardim de infância e pavilhão polivalente, bem como a alteração da portaria da atual EB Barbosa du Bocage, de 2.º e 3.º ciclos.

O investimento acrescenta valor e mais condições de ensino à rede pública do pré-escolar e do 1.º ciclo e valoriza o projeto educativo do Agrupamento de Escolas Barbosa du Bocage.

O novo edifício terá oito salas de aula para o 1.º ciclo, com acesso a compartimento de arrumos e a sala de expressão plástica com bancada e lavatório, e três salas de atividades para ensino pré‐escolar, cada uma com instalação sanitária, zona de arrumos, zona de cabides e acesso direto ao logradouro.

Haverá ainda duas salas de prolongamento para o ensino pré‐escolar e para o 1.º ciclo/biblioteca e um Centro de Apoio à Aprendizagem – antiga Unidade de Ensino Estruturado – para alunos com necessidades educativas especiais, incluindo instalação sanitária adaptada a pessoas de mobilidade condicionada.

Como áreas complementares e de apoio ao funcionamento da escola, haverá um refeitório para 200 alunos do 1.º ciclo e 75 do jardim de infância, para funcionar em turnos, núcleo da cozinha com confeção própria, núcleos de instalações sanitárias por cada piso, instalações sanitárias acessíveis, salas de informática, de professores e de pessoal não docente, duas salas de apoio, salas de arrumos e áreas técnicas.

O pavilhão polivalente, destinado a servir preferencialmente a nova escola básica de 1.º ciclo e colmatar necessidades pontuais da atual EB Barbosa du Bocage, inclui, por seu turno, uma sala polivalente/ginásio, duas instalações sanitárias adaptadas a pessoas com mobilidade condicionada, zona de cabides, arrumos e área técnica.

Está prevista a criação de duas novas portarias de acesso ao Centro Escolar Barbosa du Bocage, ambas com uma instalação sanitária e zonas exteriores cobertas – uma portaria destinada ao controlo de acessos à área de 2.º e 3.º ciclos, dotada de torniquetes acessíveis a pessoas de mobilidade reduzida, e outra destinada à área de 1.º ciclo com jardim de infância.

A portaria atual da Escola Básica Barbosa du Bocage será alvo de uma pequena intervenção, de modo a permitir a sua reconversão para arrumos afetos aos espaços exteriores da escola.