Volta a Portugal em Bicicleta liga Alcácer a Setúbal: Etapa decisiva realiza-se a 6 de Agosto na Arrábida

A 78.ª Volta a Portugal em Bicicleta vai regressar a Setúbal, após 42 anos de ausência, com uma etapa a realizar no dia 6 de Agosto, penúltimo dia da prova, que ligará Alcácer do Sal à cidade sadina e será um dos eventos em destaque no programa “Setúbal Cidade Europeia do Desporto 2016”. O pelotão de ciclistas que partirá ao meio-dia do centro da cidade de Alcácer do Sal, passará por Montemor-o-Novo, Vendas Novas, Pegões, Montijo, Palmela, Azeitão, Arrábida culminado na avenida Luísa Todi, junto ao largo José Afonso, pelas 17.30 horas, num percurso de 180 Km.

As novidades desta competição foram divulgadas durante uma conferência de imprensa realizada no passado dia 19 de Janeiro, na Casa da Baía, onde participaram os presidentes dos municípios de Setúbal e de Alcácer do Sal, Maria das Dores Meira, e Vítor Proença, respectivamente, o director da volta, Joaquim Gomes, e o presidente da Federação Portuguesa de Ciclismo, Delmino Pereira.

“Se há quatro meses me tivessem perguntado se iria haver uma etapa a sul diria que era impossível. O regresso de Setúbal e do Alentejo, que há vários anos estavam arredados do mapa da volta, só vem enriquecer a volta”, afirmou Joaquim Gomes.

Joaquim Gomes destacou o regresso de FC Porto e Sporting na 78.ª edição da Volta que decorrerá de 27 de Julho a 7 de Agosto e manifestou o desejo de ter também no próximo ano o Benfica no pelotão, que este ano contará com 6 equipas nacionais e 10 a 12 estrangeiras. “Alertados pelo facto de FC Porto e Sporting estarem de regresso ao ciclismo e à volta, temos esperança de que o Benfica também possa estar presente na Volta em 2017″, frisou.

Delmino Pereira afirmou que “antes do final em Setúbal, a passagem pela Serra da Arrábida, que terá um prémio de montanha, é curta, mas difícil. Esta etapa, a penúltima, poderá vir a decidir a volta antes do contra-relógio de 07 de agosto entre Vila Franca de Xira e Lisboa”, sublinhou o responsável.

Maria das Dores Meira disse que o evento “trará milhares de pessoas para ver este extraordinário espectáculo desportivo”. “Estou certa de que assistiremos, na nossa cidade, a uma grande festa o desporto e, por isso, ainda que faltem alguns meses, aqui deixo já o convite a todos os setubalenses e azeitonenses para que, neste dia, saiam à rua para saudar todos os participantes na volta, mostrar que o grande ciclismo é aqui muito bem-vindo”, salientou a edil.

A presidente do município sadino sublinhou que “fizemos muita questão que a Volta a Portugal em Bicicleta voltasse a Setúbal, passados 42 anos da realização de uma etapa de partida na cidade”. “Era extremamente importante porque é o evento que traz muita gente à cidade e protagonismo a Setúbal, um destino de excelência do ponto de vista turístico, cultural e desportivo”, sublinhou a autarca sadina, adiantado que “será um dos pontos altos do programa Setúbal Cidade Europeia do Desporto”, onde “milhões de portugueses espalhados pelo mundo inteiro vão ver imagens de Setúbal durante uma hora e meia”.

Maria das Dores Meira afirmou que esta competição “traz multidões à rua” que “motiva muita gente”, tendo em conta que tem acesso livre. “É uma aposta para continuar, estamos já com alguns patrocinadores garantidos, e queremos que se mantenha nem que seja para uma partida, que é mais económica, mas que a volta não deixe de passar por Setúbal”, acrescentou a autarca.

Por sua vez, Vítor Proença lembrou que a volta regressa a Alcácer do Sal 26 anos depois, é um esforço do executivo para colocar Alcácer do Sal no centro das grandes iniciativas que acontecem no país. O autarca explicou que esta é uma demonstração de que “Alcácer tem vida e que quer estar no mapa dos grandes eventos”. “Nessa altura a cidade recebe muitos visitantes e veraneantes, que procuram as praias da zona, e a Câmara Municipal entendeu que trazer para Alcácer a Volta a Portugal em Bicicleta vai contribuir para ajudar a nossa economia local, a nossa restauração e hotelaria, assim como dar visibilidade à região”, adiantou o autarca alentejano.