Venezuela deve 6,9 milhões à Raporal

A Raporal, empresa sedeada no Montijo, na sequência da acusação do Presidente venezuelano Nicolás Maduro sobre “a sabotagem” portuguesa no fornecimento da carne neste Natal, esclarece, em comunicado, que “é a Venezuela que não tem cumprido pontualmente as suas obrigações de pagamento dos fornecimentos realizados em 2016”.

“A Agrovarius, empresa do Grupo da Iguarivarius, vendeu em 2016 para o governo venezuelano, ao abrigo de um contrato, 14 mil toneladas de carne num valor de 63,5 milhões de euros. Para que fosse possível cumprir o contrato, a Agrovarius terá contratualizado esse fornecimento com várias empresas, entre elas a Raporal”, refere ainda a empresa, adiando que “deste contrato, estabelecido em 2016, ainda permanece pendente de pagamento cerca de 40 milhões de euros, dos quais 6,9 milhões de euros dizem respeito ao cumprimento do pagamento à Raporal”, estando a receber “de forma parcelar valores a abater na conta corrente referente a este contrato, sendo que a última ocorreu em Agosto de 2017”.

A empresa que foi recebida esta manhã pelo embaixador da Venezuela em Lisboa teve a garantia de que “este se comprometeu, em nome da Venezuela, a realizar o pagamento integral em falta referente ao fornecimento de 2016, até Março de 2018”.

“A Raporal não tem conhecimento de qualquer acto de sabotagem de Portugal em relação ao fornecimento de pernil de porco à Venezuela, mas antes confirma que é a Venezuela que não tem cumprido pontualmente as suas obrigações de pagamento dos fornecimentos realizados em 2016”, sublinha.

Recorde-se que Nicolás Maduro prometeu que o tradicional pernil não faltaria nas mesas venezuelanas este Natal. Incapaz de cumprir a promessa feita, acusou Portugal como responsável. “Com a entrega do pernil, fomos sabotados. Um país em particular, Portugal. Porque nós comprámos todo o pernil que havia na Venezuela, mas precisávamos de comprar fora para preencher todas as necessidades e sabotaram-nos a compra do pernil”, afirmou Nicolás Maduro citado pelo jornal venezuelano.