Temos o melhor mercado do mundo

O Mercado do Livramento é já o ex-líbris de Setúbal, sendo cada vez mais conhecido e apreciado por portugueses e estrangeiros. Este local fervilha de gente em busca de produtos frescos, incluindo os legumes, a fruta, a carne e o peixe.

Desde o ano passado que este mercado anda pelas bocas do mundo e por bons motivos. O jornal americano USA Today, um dos mais importantes e uma referência no mundo da comunicação social, destacou o Mercado do Livramento, como um dos melhores do mundo para comprar peixe.

Este equipamento municipal, que celebra no dia 31 de Julho 140 anos de existência, já foi palco da novela da SIC “Mar Salgado”, líder de audiências, ou da visita da equipa do Masterchef Júnior, apresentado por Manuel Luís Goucha, na TVI. Além disso, é frequente a visita de grupos de turistas, jovens ou idosos. Todos aparecem para ver o mercado que aparecia na novela, cheio de cor e vida, com frenesim dos vendedores a cativar os clientes. O mercado já foi visitado por várias cadeias televisivas do Japão e também do Brasil (rede Globo e Recorde).

O Mercado do Livramento, com cerca de 300 comerciantes, de várias áreas, incluindo lojas, atrai 10 a 12 mil pessoas por semana. Uns para comprar e outros para visitar e fotografar o edifício que foi requalificado há poucos anos, numa intervenção superior a 3 milhões de euros, mas sobretudo o belo painel de azulejos, com mais de 5 mil peças, restaurado também na altura da intervenção, pela Fundação Ricardo do Espírito Santo Silva.

Para festejar este sucesso e o aniversário do mercado, a Câmara Municipal de Setúbal organizou recentemente um flash mob, onde dois cantores de ópera surpreenderam os comerciantes e clientes. Vestidos com os aventais do mercado do peixe e dos produtos hortícolas, com microfones instalados, saíram de surpresa, de trás das bancas, dois cantores líricos e apresentaram duas árias de ópera, numa interacção com o público, cantando e dançando, despertando a atenção de milhares de pessoas.

As primeiras notas saíram de uma banca de legumes: era uma “vendedora” a cantar Funiculì, Funiculà, umas das mais famosas canções populares italianas da autoria de Giuseppe “Peppino” Turco. De seguida, foi acompanhada por um outro cantor. Um dos êxitos da ópera La Traviata, de Giuseppe Verdi, com o nome Libiamo ne’ lieti calici, também foi interpretado pelos dois artistas. Ao todo, o espectáculo durou cerca de sete minutos, de acordo com a informação da página de Facebook da Câmara Municipal de Setúbal.

O respectivo vídeo, com recurso às mais recentes tecnologias, foi divulgado na página do Facebook da câmara e no Youtube, tendo atingindo em 3 dias mais de 300 mil visualizações. Um sucesso nas redes sociais, com comentários positivos. “Minha rica Praça! tantos amigos! tanta galhofa! e tanta coisa boa… emocionei-me… obrigado”, desabafou um dos clientes que assistiu a esta acção.

Este mês continuam as ações de promoção e valorização do mercado, estando prevista, para o dia 13 de Julho, pelas 19 horas, a realização de uma mega caldeirada, confeccionada pelos pescadores de Setúbal, só com produtos do mercado, e servida a todos os operadores que aí trabalham, e convidados especiais, especialistas em gastronomia e vinhos, nacionais e estrangeiros.

De referir que, o Mercado do Livramento tem mantido a tradição, não tendo cedido a transformações, como o Mercado da Ribeira ou do Campo de Ourique, nem sentiu os efeitos das grandes superfícies, sendo um caso de estudo por outras autarquias do país.

A requalificação do mercado inclui a instalação de um ninho de empresas para acolher novos projectos, onde está instalado o Jornal Setúbal Mais.