Sonae atinge vendas de 200 milhões em Tróia

SONAE atinge 200 milhões de euros em vendas no imobiliário do resort em Tróia

O director-geral do Tróia Resort, João Madeira, assegura que grande parte do empreendimento turístico está vendido ou alugado. Em entrevista ao “Jornal Económico”, João Madeira afirma que o grupo Sonae já atingiu vendas de 200 milhões de euros.

A Área de Desenvolvimento Turística (ADT) de Tróia distribui-se por 1.057 hectares, que tem previsto um índice de construção de apenas 6%. A Sonae Capital é a entidade promotora do Tróia Resort que, com uma área de 486 hectares, representa cerca de 50% da totalidade da ADT.

O projecto actual contempla cerca de 15.300 camas, o que representou uma redução em cinco vezes, do número que estava previsto no projecto original desenvolvido para a península. “Destas 15.300 camas, cerca de 9.000 já estão desenvolvidas, das quais cerca de 6.300 são pré-existências do projecto anterior”, garante João Madeira.

“A Sonae Capital, entre 2005 e 2008, construiu 450 unidades, entre apartamentos turísticos e moradias. Actualmente, os compradores dividem-se por 30 nacionalidades diferentes, de quatro continentes (Europa, América, África e Ásia). A maioria dos compradores são portugueses, que até à data representam 54% do total de clientes”, revela.

“O projecto Tróia Resort, e as unidades detidas e geridas pela Sonae Capital, nomeadamente as unidades Aqualuz e Tróia Residence (apartamentos e moradias de proprietários sob gestão da Sonae Capital) têm registado, desde 2009, um crescimento médio anual acima dos dois dígitos, o que revela a afirmação deste projecto no quadro nacional, em que, para o mesmo período, registou um crescimento médio de cerca de 6%. Para esta evolução muito positiva, destaca-se o Tróia Residence, cujas receitas têm vindo a registar, desde 2014, um crescimento médio anual de cerca de 20%, fruto do aumento de unidades em exploração e do número de clientes”, sublinha o director, salientando que “estes valores só são possíveis devido ao reconhecimento dos clientes da qualidade do projecto e serviços associados, aliados ao enquadramento e à beleza natural da península de Tróia, situada a menos de uma hora de Lisboa, paredes meias com a Comporta”.

João Madeira lembra que “as primeiras duas fases do projecto, foram desenvolvidas na totalidade em três anos, entre Setembro de 2005 e Setembro de 2008”. Do total das 450 unidades construídas, entre apartamentos e moradias, e dos 96 lotes desenvolvidos, “já foram vendidas mais de 400 unidades, num valor total superior a 200 milhões de euros”, afirma.

“Neste momento, já foram concluídas as vendas dos apartamentos turísticos Praia Arrábida e Atlântico, estando a ser comercializadas a últimas unidades dos apartamentos turísticos da marina. Existem ainda unidades disponíveis nos apartamentos Ácala, na zona central de Tróia, e moradias no Ocean Village. Estão ainda disponíveis lotes de terreno para a construção de moradias, que têm registado uma elevada procura nos últimos dois anos. Estas unidades integram o Tróia Resort e contam com o apoio de um conjunto de serviços, destacando-se a segurança privada, a recepção 24 horas por dia, os serviços de limpeza e manutenção, e uma equipa dedicada aos proprietários que inclui um serviço de concierge exclusivo”, conclui.

A Sonae investiu cerca de 400 milhões de euros no projecto, valor que inclui, entre outros investimentos, a renovação integral das infraestruturas da península de Tróia, a renovação das unidades hoteleiras e do campo de golfe de que é proprietária, o desenvolvimento e promoção de 546 unidades turísticas e residenciais, a renovação da frota e das instalações de apoio da Atlantic Ferries, empresa concessionária da travessia fluvial entre Setúbal e Tróia, e mais recentemente o One Tróia José Mourinho Training Centre. Este valor não contempla o investimento realizado pela Amorim Turismo no Tróia Design Hotel e Casino de Tróia.