Setúbal recebe “Hospital dos Pequeninos”

O “Hospital dos Pequeninos” vai realizar-se nos dias 21 e 22 de Abril , no Cais 3 do Porto de Setúbal e está aberto, em ambos os dias, ininterruptamente, entre as 10h00 e as 17h00, com actividades para toda a família e em particular para crianças com idades entre os 3 e os 7 anos. Esta acção destinada à compreensão do mundo da saúde e à redução da ansiedade das crianças quando expostas ao contexto hospitalar.

A segunda edição do evento, organizado pela Associação de Estudantes da Faculdade de Medicina de Lisboa em parceria, localmente, com a Câmara Municipal de Setúbal, tem entrada gratuita e não é carece de inscrição. Para participarem, as crianças só precisam de levar vontade de brincar e um boneco com um “dói-dói”.

O “Hospital dos Pequeninos”, na 16.ª edição, tem como principais objectivos contribuir para a redução do medo sentido pelas crianças quando vão ao médico, ajudar na compreensão do trabalho desenvolvido pelos profissionais de “bata branca” e promover hábitos e estilos de vida saudáveis.

O projecto, iniciado pela EMSA – European Medical Students Association pretende ainda ser uma mais-valia para os estudantes universitários que acompanham as atividades, na medida em que estes também aprendem e começam a desenvolver formas de interação com as crianças num contexto hospitalar.

No “Hospital dos Pequeninos”, os doentes não são as crianças, mas sim os bonecos que levam de casa. À semelhança de uma ida ao hospital, o percurso começa na Sala de Espera, local onde é feita a triagem dos “doentes”, avaliados por um profissional de saúde e é colocada uma fita colorida com o nome do boneco.

De seguida, depois de preparados jogos didáticos e brincadeiras, as crianças e os respectivos bonecos com “dói-dói” percorrem outros locais do hospital, como as salas de Consultas, de Análises e de Desinfeção, o Laboratório de Imagiologia, o Bloco de Cirurgia e a Sala de Tratamentos.

A visita ao “Hospital dos Pequeninos” inclui ainda passagens pela farmácia e pelas consultas de Dentista e de Nutrição, esta última com actividades de consciencialização dos mais novos para os conceitos de alimentação saudável e para a importância da prática desportiva.