Setúbal previne cheias na cidade com investimento de 900 mil euros

A Câmara Municipal de Setúbal vai proceder à adjudicação da empreitada de regularização do troço final da ribeira da Figueira e bacias de retenção, que criará um central parque de grande qualidade que se estende até ao parque da Várzea e dotando toda esta zona de uma nova centralidade.

Trata-se de um investimento superior a 900 mil euros que visa a prevenção de cheias na cidade, criando mais espaços verdes e requalificados na cidade.

A intervenção, com um prazo máximo de execução de um ano, inclui a remodelação da passagem hidráulica do muro, a recuperação do muro da margem esquerda da ribeira e de duas passagens hidráulicas em arco de tijoleira cerâmica ao cutelo. Inclui ainda a reabilitação de um pequeno aqueduto que liga as duas margens da ribeira da Figueira, localizado imediatamente a montante da passagem hidráulica do muro e que termina próximo da Quinta de Santana, junto da EN 10.

Esta empreitada está associada a uma candidatura apresentada pela Câmara Municipal de Setúbal no âmbito do Portugal 2020, com financiamento comunitário através do PO SEUR – Programa Operacional Sustentabilidade e Eficiência no Usos de Recursos.

Segundo a autarquia sadina, o projecto tem como objetivo “implementar soluções de melhoria do escoamento pluvial em linhas de água, neste caso, através da melhoria do comportamento hidráulico da ribeira da Figueira e da bacia de amortecimento em situação de cheia”. “Esta solução é alcançada com a execução de trabalhos que visam o redimensionamento e a melhoria do comportamento de passagens hidráulicas e a regularização de linhas de água”, conclui o município.