Setúbal é capital do Desporto em 2016

A presidente da Câmara Municipal de Setúbal, Maria das Dores Meira, recebeu de forma emocionada a Bandeira de Cidade Europeia do Desporto 2016, numa cerimónia realizada no passado dia 18 de Novembro, no Parlamento Europeu, em Bruxelas, perante uma comitiva de duas dezenas de pessoas. A sala repleta de autarcas e convidados da União Europeia foi sobretudo uma festa do desporto. Talvez, os setubalenses e os portugueses não tenham noção da importância deste galardão para a cidade mas basta dizer que os autarcas representantes de três dezenas de comunidades espalhadas pela Europa, desde o Leste ao Norte, estavam com um orgulho enorme em receber tal distinção.

A festa do desporto une nações, sublinha a importância da paz e da harmonia entre os povos. A candidatura de Setúbal a Cidade Europeia do Desporto em 2016, dinamizada pela autarquia, foi uma excelente aposta que vai mais uma vez dar uma imagem positiva da cidade. É claro que essas competições trazem turistas à cidade e dinamizam a economia local.

Setúbal é a quarta cidade portuguesa, após Guimarães, em 2013, Maia, 2014, e Loulé, 2015, a receber o título europeu de capital europeia do desporto. O galardão de prestígio internacional a Setúbal levou a autarquia a assumir o compromisso de dinamizar um programa desportivo mais abrangente no próximo ano. O relatório de avaliação da cidade, conduzido ao longo de três dias pela ACES Europe – Associação das Capitais e Cidades Europeias do Desporto, destacou o potencial desportivo de Setúbal, com o mar, o rio Sado e a Serra da Arrábida identificados como locais de excelência para a prática desportiva, e realçou a aposta de desporto para todos, impulsionada pelo município sadino.

Para Francesco Lupatelli, presidente da ACES Europe, entidade que atribui o título, “Setúbal tem muito trabalho desenvolvido na área desportiva e merece o título de Cidade Europeia do Desporto 2016”.

Setúbal, já com uma taxa de referência de 35 por cento de actividades desportivas dinamizadas ao longo do ano, valor acima da média europeia, pretende melhorar este registo com a dinamização de um programa desportivo. Além de eventos de grande montra nacional e internacional como é o caso da prova de natação em águas abertas “FINA Olympic Marathon Swim Qualifier 2016”, a 11 e 12 de Junho, de apuramento para os Jogos Olímpicos do Rio de Janeiro, Brasil, tudo indica que em Agosto, Setúbal receba uma etapa da Volta a Portugal em Bicicleta, facto que já não acontece há quatro décadas.

A autarquia estima um investimento de cerca de 500 mil euros mas não sabe ainda qual vai ser o custo total para o município uma vez que o evento será comparticipado por outras entidades, entre as quais a secretaria de Estado do Desporto e Juventude que financiará com 100 mil euros. Além do investimento directo na organização da Cidade Europeia, com provas, logística e demais obrigações, o município vai fazer também investimento indirecto, em reabilitação de equipamentos desportivos e outros.

De referir que os patronos de Setúbal como Cidade Europeia do Desporto 2016 são Rosa Mota, campeã olímpica, e José Mourinho, treinador do Chelsea.