Azeitão homenageia Sebastião da Gama

O 94.º aniversário do nascimento de Sebastião da Gama, a 10 de Abril, vai ser assinalado com um programa que evoca a memória e a obra do poeta azeitonense, numa iniciativa da Câmara Municipal de Setúbal com a Junta de Freguesia de Azeitão, a Associação Cultural Sebastião da Gama e a Casa da Poesia de Setúbal.

O programa comemorativo inclui, no dia 10 de Abril, às 10h00, uma cerimónia de deposição de flores na estátua erguida ao poeta, na praça da República, em Vila Nogueira de Azeitão, a que se segue, às 10h30, uma romagem ao cemitério, momento que inclui a leitura de poemas da autoria de Sebastião da Gama.

A 21 de Abril, pelas 18h00, realiza-se a cerimónia de entrega do “Prémio Sebastião da Gama 2017”, na Biblioteca de Azeitão. Xavier Zarco venceu a 15.ª edição do Prémio Nacional de Poesia Sebastião da Gama, com o trabalho “Breve Espólio da Pilhagem”, apresentado sob o pseudónimo de Edward Teach, conjunto de poemas em que a palavra se alia à pintura e a outros poetas. Xavier Zarco, pseudónimo de Pedro Manuel Martins Baptista, é detentor de vários prémios literários, entre os quais consta o da 7ª edição do Concurso Literário Manuel Maria Barbosa du Bocage, promovido pela LASA (Liga dos Amigos de Setúbal e Azeitão), em 2005, com o trabalho “O Fogo a Cinza”.

Sebastião Artur Cardoso da Gama nasceu a 10 de Abril de 1924, em Vila Nogueira de Azeitão . “Serra-Mãe”, de 1945, foi a primeira obra do poeta editada em vida, seguindo-se “Cabo da Boa Esperança”, de 1947, e “Campo Aberto”, 1951.

No dia 7 de Fevereiro de 1952, Sebastião da Gama morre, com apenas 27 anos, vítima de tuberculose renal, doença que sofria desde a adolescência.