Setúbal tem 2.820 edifícios que carecem de reabilitação

O presidente da Comissão Directiva da Estrutura de Gestão do IFRRU 2020 – Instrumento Financeiro para a Reabilitação e Revitalização Urbanas para a revitalização das cidades, Abel Mascarenhas, revelou que existem em Setúbal 2820 edifícios que carecem de reabilitação, citando dados do Instituto Nacional de Estatística.

O responsável falava na sessão pública organizada pela Câmara Municipal em parceria com a Associação de Construtores Proprietários de Setúbal, realizada no dia 15 de Maio, no Salão Nobre dos Paços do Concelho.

Abel Mascarenhas lançou o repto aos proprietários para aproveitarem esta oportunidade única de financiamento. “O momento de apresentarem as candidaturas é agora”.

O IFRRU 2020 está disponível a entidades singulares e colectivas, públicas ou privadas, que, antes de avançarem com a candidatura aos financiamentos junto dos bancos que integram o programa, devem apresentar um pedido de parecer de enquadramento à Câmara Municipal.

“Só serão apoiados projetos que o município considere que se enquadram na estratégia de desenvolvimento sustentável municipal, bem como os que tenham certificado energético”, ressalvou Abel Mascarenhas.

O IFRRU 2020 reúne diversas fontes de financiamento, quer fundos europeus do Portugal 2020, quer fundos provenientes de outras entidades como o Banco Europeu de Investimento e o Banco de Desenvolvimento do Conselho da Europa, num total de 1.400 milhões de euros com condições especiais de financiamento.

Para o presidente da Associação de Construtores Proprietários de Setúbal, Álvaro Machado, este programa “poderá ajudar bastante os proprietários e contribuir para a revitalização dos centros urbanos, nomeadamente em Setúbal”.

Já a presidente da Câmara Municipal de Setúbal, Maria das Dores Meira, garantiu que a autarquia “recebeu de braços abertos este programa de incentivo à reabilitação de edifícios degradados” e vai dar “o melhor acolhimento possível aos investidores e proprietários interessados em candidatarem-se”.