Secil Outão apoia movimento associativo da região – 3 milhões de euros em 15 anos

 O presidente da comissão executiva da Secil – Companhia Geral de Cal e Cimento, SA, Otmar Hübscher, entregou apoios financeiros a cerca de 90 associações e iniciativas no concelho de Setúbal, Palmela e Sesimbra, numa cerimónia que decorreu a 12 de Junho, no hangar da fábrica da Secil Outão, no âmbito do Programa de Apoio à Comunidade.

Otmar Hübscher salienta que “estamos convencidos que esta será a iniciativa de responsabilidade social corporativa ao nível local com maior duração e robustez em Portugal”, lembrando que desde 2003, ou seja há quinze anos, “já atribuímos quase 3 milhões de euros ao movimento associativo setubalense”.

“O Apoio Comunitário da Secil não se resume apenas a estes protocolos:

  • apoiamos há décadas o Hospital Ortopédico do Outão,
  • temos em funcionamento também desde 2003 uma Comissão de Acompanhamento Ambiental exemplar com inúmeras entidades públicas e privadas da região que tem um papel relevante na avaliação do nosso desempenho ambiental.

Desde 2003 já fizemos 90 reuniões desta comissão”, frisa o presidente da comissão executiva da Secil, que participa nesta cerimónia pela segunda vez.

Otmar Hübscher sublinhou que “mesmo em momentos de dificuldade, como os que temos passado recentemente, a Secil não descurou a sua relação com a comunidade, mantendo os seus apoios” porque “sabemos que a vossa actividade é muito importante para os setubalenses e estamos reconhecidos por fazerem este excelente trabalho que em muito beneficia também os nossos trabalhadores e as suas famílias”. “A Secil considera que a cidadania responsável, enquanto empresa é uma condição indispensável à sua operação”, disse.

O responsável recordou que no hangar onde decorreu este encontro, é há sete anos consecutivos, o local de estacionamento dos setubalenses para as praias da Arrábida, iniciativa que o ano passado beneficiou cerca de 40 mil pessoas durante o Verão. Desde 2011, abrangeu 250 mil pessoas que estacionaram cerca de 90 mil veículos.

“Este ano, este apoio à Comunidade Setubalense é ainda mais importante devido às mudanças efectuadas no acesso às praias da Arrábida: é essencial que todos possam ir à praia em condições de segurança e protegendo o ambiente. A Secil colabora amplamente com as autoridades para que tudo decorra da melhor forma”, frisou.

Otmar Hübscher alertou que a Secil tem “combatido a crise em Portugal, potenciando a sua actividade exportadora, sendo um dos principais carregadores do porto de Setúbal nos últimos anos”, sendo que em 2017 foram movimentadas 1,2 milhões de toneladas, “gerando emprego e contribuindo para a dinamização da economia local”.

“A Secil enfrenta um forte desafio, pois a nossa capacidade exportadora está a ser ameaçada pelo preço do C02 no mercado mundial, pelo que teremos que fazer todos os esforços para nos mantermos competitivos”, e nesse sentido “estamos a preparar a empresa para os grandes desafios ambientais após 2020 e para a Indústria 4.0”.

“Mantemos o nosso compromisso com a sustentabilidade, prosseguindo os elevados investimentos efectuados na recuperação ambiental das nossas pedreiras, aumentando o consumo de combustíveis alternativos e diminuindo a nossa “pegada carbónica”, tal como recomendam as melhores práticas internacionais”, concluiu.

A Secil é hoje uma empresa internacional, com operação em 8 países de 4 continentes, tem a sua origem em Setúbal e aqui mantém os seus principais centros de competência, ao nível do desenvolvimento industrial, protecção ambiental e inovação nas aplicações de cimento.