Secil apoia movimento associativo de Setúbal: Mais de 80 instituições abrangidas

 Ao longo de 13 anos, a Secil já atribuiu apoios no valor de 2,5 milhões de euros ao movimento associativo da região de Setúbal. Anualmente são apoiadas mais de 100 associações e projectos culturais.

A Secil Outão entregou na passada terça-feira, dia 5 de Julho, um conjunto de donativos, na ordem de milhares de euros, para apoiar o movimento associativo da região de Setúbal. A cerimónia dos protocolos de colaboração com mais de 80 entidades decorreu no hangar da empresa, situado na fábrica de Outão, perante várias dezenas de representantes da comunidade associativa.

Gonçalo Salazar Leite, CEO da Secil, lembrou que esta é já décima terceira cerimónia deste género, “onde procurámos formalizar a nossa contribuição para a sociedade setubalense e da região e dar visibilidade ao trabalho das associações e instituições fazem em prol da comunidade”.

“Para nós é importante que seja visível o vosso esforço, a sua área de intervenção e que se conheçam porque não são só as entidades governamentais nem municipais que fazem o nosso dia-a-dia, são as pessoas e as associações”, frisou o presidente da comissão executiva da Secil.

Gonçalo Salazar Leite salientou que a Secil “durante este período já distribui 2,5 milhões de euros”, a associações de inclusão social, culturais e desportivas, destacando que a lista de apoio foi alargada este ano a mais três instituições, nomeadamente a CADIN – Crianças com Perturbações de Desenvolvimento, Núcleo de Poesia de Setúbal e São Domingos Futebol Clube. “Com isso, aumentamos o esforço que estamos a fazer”, adianta.

“O ano de 2016 não está a ser fácil mas não é por isso que deixámos de dar resposta aos pedidos que nos fizeram”, disse ainda Gonçalo Salazar Leite, salientando que “continuamos a fazer um esforço para dinamizar a actividade económica da nossa empresa e por inerência  a actividade económica da região de Setúbal, dando como exemplos as exportações de 1,5 mil milhões de toneladas a partir do porto de Setúbal da fábrica de Outão, e o trabalho com mais de 700 empresas fornecedoras do distrito”.

“Estamos muito satisfeitos com o envolvimento e a dinâmica que temos com o tecido social da região” e “estamos convencidos que a nossa sustentabilidade enquanto empresa e actividade industrial são importantes para as pessoas”, conclui.

De referir que os apoios abrangeram 22 associações de inclusão social como o Banco Alimentar contra a Fome de Setúbal, a Misericórdia de Sesimbra, a LATI – Liga dos Amigos da Terceira Idade e a APPACDM de Setúbal; 22 associações culturais, entre as quais o Coral Luísa Todi, o Conservatório Regional de Setúbal e o Club Setubalense; 39 associações desportivas como o Comércio Indústria, “Os Amarelos”, “Os Pelézinhos”, entre outros.