Santiagro espera mais de 40 mil visitantes: De 31 de Maio a 3 de Junho em Santiago do Cacém

A 31.ª edição da Santiagro – Feira Agropecuária e do Cavalo que se realiza, entre 31 de Maio e 3 de Junho, no Parque de Feiras e Exposições de Santiago do Cacém, deve atrair mais de 40 mil visitantes durante quatro dias. Esta é a expectativa do presidente da Câmara de Santiago do Cacém, Álvaro Beijinha, revelada na conferência de imprensa de apresentação do evento que decorreu a 15 de Maio, nas instalações do alojamento local “Casas de Miróbriga”.

 

“É com grande optimismo e expectativa que vamos partir para esta edição de 2018”, salientou o edil alentejano, adiantando que o orçamento do certame é de 230 mil euros, contando com 200 expositores.
“Queremos afirmar a Santiagro como a grande marca do nosso concelho, temos tido nos últimos anos um crescimento gradual e sustentável do número visitantes, com recordes sucessivos de entradas, devendo-se principalmente à melhoria da organização da feira”, sublinha Álvaro Beijinha.
O presidente do município considera que o cartaz musical é “fundamental para o sucesso da feira” e “factor de atracção de milhares de pessoas” e “à semelhança de anos anteriores procuramos os músicos e grupos que na altura da feira possam estar no auge”.

A inauguração do certame está marcada para as 17h00 do dia 31 de Maio e terá como convidado o secretário de Estado da Agricultura e Alimentação, Luís Medeiros.

Este ano, tendo como alvo a juventude, o cartaz vai contar com:

  • os irmãos Calema, quinta-feira (31 de Maio);
  • Wet Bed Gang, sexta-feira (1 de Junho);
  • Fernando Daniel, sábado (2 de Junho) e
  • Richie Campbell, domingo (3 de Junho).

“Esta será uma grande feira, esperamos que o tempo ajude”, disse ainda o presidente da autarquia.
Jorge Nunes, da Caixa de Crédito Agrícola Costa Azul, entidade apoiante e fundadora do certame, manifestou “regozijo e satisfação pela manutenção da Santiagro que muito tem contribuído para o desenvolvimento da nossa região”.
Já o vereador responsável pelo pelouro das feiras, Albano Pereira, disse que “todos os anos há uma tentativa de haver novidades para atrair mais visitantes”, dando como exemplos o “Espaço Natura”, dedicado às crianças e jovens, com diversas actividades como entre elas um planetário, no seguimento do projecto de combate ao insucesso escolar, que se insere numa candidatura ligada à área da educação; a charanga da GNR que actuará pela primeira vez no certame e desfilará pelas ruas de Santiago; o showcooking de jovens chefs; circuitos de Tuk-tuk no decurso da feira.
O autarca lembra que “a procura de expositores na Santiagro tem sido um sucesso, se tivéssemos o dobro do espaço teríamos expositores para encher, fica sempre uma lista de espera, há pessoas que gostariam de estar presentes mas não é possível, é sinal de que estamos a fazer um bom trabalho”, destacando a presença de mais de 200 expositores de vários ramos, desde a agricultura ao comércio e gastronomia do concelho, com destaque para 250 animais em exposição.
Colóquios, demonstração de arte da cocaria, passeios de carroça, baptismos equestres, ordenha de cabras, provas de cerveja artesanal e de uma nova marca de gin, demonstração de horseball, gala equestre e garraiadas, são outros factores de atracção da Santiagro.