Roupa usada ajuda famílias pobres de Setúbal

A Cáritas Diocesana de Setúbal, em parceria com a cooperativa social “Projecto Esperança”, que efectua recolha da roupa usada na região, está a desenvolver um programa “Projecto Amigo” que permite ajudar os mais pobres.

O presidente da Cáritas Diocesana de Setúbal, Domingos de Sousa, afirma que em resultado de acordos com paróquias e espaços comerciais, é possível reservar “70 euros, por cada tonelada de roupa recolhida”, para programas de acção social junto dos mais carenciados.

“Em 2016 estavam envolvidas 36 paróquias com 99 contentores e foram entregues mais de 25 mil euros”, disse o responsável da Cáritas Diocesana, adiantando que em 2017 alargou-se o programa a mais paróquias (54 das 57 existentes), perfazendo um total de “142 contentores e 400 toneladas de roupa recolhida”.

De referir que, através desta cooperativa, toda a roupa recolhida é colocada ao dispor de quem mais precisa, ou se não estiver em condições, encaminhada para a reciclagem.

“Satisfaz, ainda, a carência de roupa das instituições que a solicitem, fornecendo e entregando, gratuitamente, roupa limpa, higienizada e devidamente acondicionada”, salienta o presidente da Cáritas Diocesana de Setúbal.

Além de ajudar os mais pobres, o projecto permite criar postos de trabalho porque a cooperativa emprega “mais de 60 pessoas em regime permanente”. Trata-se sobretudo de “pessoas em situação de desemprego de longa duração que, pela idade e formação, já não teriam possibilidades de conseguir trabalho”, conclui Domingos de Sousa.