Rotary Club de Palmela recebe Gala Rotária do Distrito 1960

Palmela recebeu mais de 60 rotários provenientes de várias zonas do país que se juntaram numa gala. O evento focou a importância do papel do rotário na sociedade e contou com excelentes participações musicais e homenagem ao delegado do ano, Esteves Mendes, do Barreiro. Pedro Cunha, anfitrião da gala, convidou os companheiros a regressar a Palmela.

 

Florindo Cardoso

O presidente do Rotary Club de Palmela, Pedro Cunha, manifesta-se muito satisfeito pela participação de mais de 60 pessoas provenientes de 19 clubes rotários – Alcobaça, Aveiro, Barreiro, Bombarral, Carnaxide, Cascais-Estoril, Lisboa (Norte, Olivais, Belém e Parque das Nações), Mafra, Moita, Praia da Rocha, Sesimbra, Setúbal, Tavira, Vila Nova de Gaia, Algés e Palmela, na Gala Portugal Rotário do Distrito 1960, realizada no dia 30 de Novembro, no restaurante Dona Isilda.

Marcaram ainda presença o presidente da Associação Portugal Rotário, João Barbosa e a representante da governadora do Distrito 1960, Marta Duarte, entre outros, neste evento anual, que contou com momentos de animação a cargo da cantora Ariane Libertad, acompanhada ao piano por Rafael Oliveira e dos músicos e fadistas José Dias (viola do fado) e Luís Grácio (guitarra portuguesa).

Pedro Cunha afirmou que “é um motivo de orgulho contar com a vossa presença neste jantar em Palmela”, sublinhando que é “por momentos como este que é para mim uma honra servir o movimento rotário e o meu clube, em particular”.

“Desde a primeira hora, quando fui contactado em nome dos companheiros João Barbosa e Roberto Carvalho, aceitei o desafio de organizar este jantar, e sentimo-nos muito lisonjeados por nos terem escolhido para esta organização conjunta”, disse ainda o responsável.

Pedro Cunha recordou que “quando aceitei ser presidente do Rotary Club de Palmela, transmiti aos meus companheiros, que a ajuda aos mais carenciados, o combate à pobreza e à fome no nosso concelho, seria o meu enfoco no presente ano rotário” mas também a “promoção do nosso concelho”.

“Entendo que promover o concelho de Palmela é sem dúvida uma das nossas tarefas e até obrigação, e registo a presença de todos vós com muita satisfação, deixando um convite para regressar ao nosso clube e a Palmela, para conhecer o nosso castelo, onde podem ver a Serra da Arrábida, o rios Sado e Tejo, Tróia e muito mais, provar a nossa gastronomia e visitar as nossas empresas produtoras de alguns dos melhores vinhos do mundo”.

 

 

O ponto marcante da gala foi a homenagem ao delegado do ano da revista “Portugal Rotário” que recaiu sobre Esteves Mendes, do Club Rotary do Barreiro, que recebeu um diploma. Coube ao editor da revista “Portugal Rotário”, Artur Lopes Cardoso, fazer o elogio ao delegado do ano, que melhor desempenhou a sua função em relação à publicação.

“Já deveria ter sido há muito designado na qualidade de delegado do ano, sobretudo o reconhecimento da sua prestação, enquanto delegado do Rotary Club do Barreiro à revista porque cumpre a sua função de forma exemplar”, afirma Artur Lopes Cardoso, frisando que “é um delegado exemplar” e “um elemento de enorme valia no seu clube”.

“A verdade é que se é de louvar e enaltecer a prestação de Esteves Mendes, também é de assinalar o Rotary Club do Barreiro que tem no seu quadro, um elemento desta qualidade”, concluiu.

Esteves Mendes agradeceu a distinção “por me considerarem merecedor”, lembrando o seu “empenho e dedicação como delegado do Rotary Club do Barreiro”.

Marta Duarte, governadora eleita, classificou esta “reunião simples, de gestos simples mas forte nos compromissos, que fazem recordar a essência da nossa organização, o sentimento de todos os dias trabalhar para cumprir com a nossa missão” de ajuda aos mais necessitados.

Já João Barbosa sublinhou que “a Associação Portugal Rotário é uma escola de valores e de formação de futuros governadores”, lembrando que “rotary é companheirismo e emoção, magia e esta reunião foi isso” e sobretudo é “uma organização que serve e dá de si antes de pensar em si”.