Raporal permite um Natal mais solidário: Iniciativa abrange instituições da União de Freguesias de Montijo e Afonsoeiro

Este ano muitas famílias do Montijo vão ter um Natal mais solidário com a entrega de 370 quilos em produtos da Raporal/Stec a sete instituições particulares de solidariedade social que ajudam os mais desprotegidos. Os presidentes da Câmara Municipal, Nuno Canta e da União de Freguesias de Montijo e Afonsoeiro, Fernando Caria, agradecem esta acção solidária da empresa, considerando-a um exemplo.

 Florindo Cardoso

A sede da Junta da União das Freguesias de Montijo e Afonsoeiro recebeu no passado dia 11 de Dezembro a cerimónia de entrega simbólica de um voucher solidário a diversas instituições sociais do concelho por parte da Raporal/Stec. Trata-se de um voucher unitário de 370 quilos em produtos Stec a sete instituições da União das Freguesias de Montijo e Afonsoeiro: Santa Casa da Misericórdia do Montijo, Centro Social de São Pedro do Afonsoeiro, Associação Caminho do Bem Fazer, Delegação do Montijo da Cruz Vermelha Portuguesa, Centro Paroquial Padre Manuel Gonçalves, Grupo Sócio Caritativo Nossa Senhora da Conceição do Afonsoeiro e Centro de Reformados, Pensionistas e Idosos do Montijo.

Cristina de Sousa, presidente do Conselho de Administração da Raporal, salientou a importância da iniciativa, ressalvando que a empresa “está, durante todo o ano, ao lado de algumas instituições do nosso concelho e temos esta, pela primeira vez, mais destinada a uma época do ano mais sensível” porque “todos gostaríamos de ter mais alguma coisa na nossa mesa”. “Aparecem-nos muitos pedidos às quais gostaríamos de responder mas temos um critério, só apoiámos as instituições do nosso concelho”. “A nossa forma de estar é de proximidade junto das pessoas mais carenciadas”, adiantou a responsável.

Para o presidente da Câmara Municipal do Montijo, Nuno Canta “é uma honra para o Montijo poder contar com empresas competitivas, capazes e com responsabilidade social que tão bem representa o dinamismo, a diversidade e o esperíto solidário que caracteriza os montijenses”. “Quero agradecer a todas as instituições particulares de solidariedade social, aqui presentes, por todo o trabalho, empenho e competência postos ao serviço dos mais desprotegidos com as limitações e dificuldades que têm de enfrentar todos os dias, as vossas respostas sociais orgulham-nos a todos nós, como montijenses”, salienta o edil, acrescentando que “no Montijo temos feito da solidariedade um movimento de aproximação aos problemas concretos das pessoas”.

Fernando Caria, presidente da União das Freguesias de Montijo e Afonsoeiro sublinhou que “nesta época de Natal, a cooperação entre instituições públicas e privadas, é particularmente relevante e permite conferir um pouco mais de bem-estar as famílias carenciadas do nosso concelho e freguesia”, destacando “o exemplo da Raporal como empresa solidária na nossa comunidade”. “Num território com uma elevada taxa de habitantes, todos temos a consciência da existência de um número significativo de famílias onde a pobreza, nalguns casos extremo, é um problema social que só consegue ser minimizado através da acção concertada de um conjunto de identidades que diariamente, no terreno, tem assumido as políticas de intervenção social como uma prioridade”, acrescenta o autarca.