Projecto solidário inaugura escola em Moçambique: Verbas angariadas por grupo de Azeitão

 

O padre Luís Matos Ferreira, das Paróquias de Azeitão, inaugurou no passado dia 13 de Outubro, a escola primária para 284 alunos, da primeira à sétima classe, com 3 salas e sala para material e professores, em Corrane, província de Nampula, em Moçambique. O pároco acompanhado pela presidente da Junta de Freguesia de Azeitão, Celestina Neves, a irmã Teresa, da congregação “Irmãs da Apresentação de Maria” deu assim concretização ao projecto de solidariedade que angariou mais de 35 mil euros nas paróquias de Azeitão.

“Não é possível explicar a felicidade e gratidão que sentimos das crianças, dos pais, dos professores”, referem os responsáveis pelo projecto.

Recorde-se que um grupo pessoas das paróquias de Azeitão, que anualmente faz uma peregrinação a pé ao santuário de Fátima, decidiu abraçar este projecto solidário “A Mim o Fizeste”, da Congregação das Irmãs da Apresentação de Maria, para ajudar a construir um centro escolar, na comunidade Maria Rivier.

O padre Luís Matos Ferreira explica que “a ideia surgiu em 2016 na peregrinação a pé para Fátima”. “Dias antes, uma irmã que está em Nampula pediu-me ajuda para construir uma escola em Moçambique” e como “algumas pessoas de Azeitão já tinham falado comigo no sentido de fazer um projecto social em África, pensei ‘é o que Nossa Senhora quer”, disse o pároco.

Luís Matos Ferreira afirma que o grupo de peregrinos a Fátima, que reúne cerca de 70 pessoas, incluindo a organização, tem como espírito a ajuda ao próximo. “O objectivo desta acção foi motivar as pessoas para a solidariedade”, salienta o padre, adiantando que os donativos, foram geridos pelas Irmãs da Apresentação de Maria que coordenaram e desenvolveram o projecto durante um ano.

“Neste dia 13 de Outubro de 2017 tivemos a graça de celebrar o encerramento do centenário das aparições de Nossa Senhora na Cova da Iria com a inauguração da escola de Corrane que as paróquias de Azeitão apoiaram financeiramente. Não consigo transmitir por palavras tantas emoções que vivemos”, concluiu.

A congregação chegou até Portugal, na Madeira, em 1925, depois em 1938, no continente, a começar por Setúbal (Baixa de Palmela), onde tem a Casa Provincial, e se encontra o Noviciado. Em verdadeiro espírito de compaixão e de educação cristã, têm a Casa de Nossa Senhora da Saúde na cidade de Setúbal, onde as crianças e jovens recebem uma educação integral.