Praia da Figueirinha candidata a Bandeira Azul

Bandeira Azul hasteada na Praia da Figueirinha na Arrábida (Setúbal)

A Câmara Municipal de Setúbal vai apresentar a candidatura da praia da Figueirinha, na Arrábida, à Bandeira Azul. A proposta foi aprovada hoje, por unanimidade, pelo executivo camarário, em reunião pública e inclui a atribuição de um subsídio de 400 euros à Associação Bandeira Azul Europeia.

Para a presidente da Câmara Municipal de Setúbal, Maria das Dores Meira, a praia “reúne todas as condições” para obter a galardão ambiental, ou seja os 32 critérios exigidos pela entidade responsável.

A autarquia sadina apresenta a canddiatura à Bandeira Azul pelo décimo ano consecutivo “ciente do papel impulsionador [da Bandeira Azul] no desenvolvimento do potencial turístico e na promoção da qualidade ambiental”.

A Câmara Municipal de Setúbal avaliou as seis praias do concelho com uso balnear consagradas no Plano de Ordenamento da Orla Costeira Sintra-Sado atualmente em vigor e constatou que a Figueirinha reúne, mais uma vez, as condições mínimas para a apresentação da candidatura à Bandeira Azul. De referir que esta é a única praia do concelho de Setúbal que hasteia a Bandeira Azul.

A Bandeira Azul é atribuída anualmente mediante a avaliação dos critérios “informação e educação ambientar”, “qualidade da água”, “gestão ambiental e equipamentos” e “segurança e serviços”.

Implementada à escala europeia em 1987, por iniciativa da Fundação para a Educação Ambiental, com o apoio da Comissão Europeia, a Bandeira Azul está presente em Portugal praticamente desde o início da sua fundação.