Poesia e vinhos de mãos dadas ajudam Liga Portuguesa contra o Cancro

Casa da Poesia - Vinhos Solidários
Vinhos Solidários - 2017

Casa da Poesia de Setúbal promove evento solidário

A Casa da Poesia de Setúbal, em parceria com a Casa Ermelinda Freitas, realizou a terceira edição do evento “Vinhos solidários”, no passado dia 9 de Dezembro, na Casa da Baía, contando a presença de várias dezenas de pessoas. As receitas revertem na totalidade para o Grupo de Apoio de Setúbal da Liga Portuguesa contra o Cancro, que conta com dezenas de voluntários e presta apoio domiciliário e atendimento local aos doentes oncológicos e suas famílias.

A iniciativa contou com a presença do vereador da Câmara Municipal de Setúbal, Carlos Rabaçal, da empresária Leonor Freitas, a dirigente da Liga Portuguesa Contra o Cancro, Sofia Catita, o presidente da Cáritas, Eugénio da Fonseca e do designer da empresa BeNext responsável pelos rótulos das garrafas, Raúl Reis, entre outros convidados.

Alexandrina Pereira, presidente da direcção da Associação Casa da Poesia, agradeceu a presença de todos, principalmente a Leonor Freitas. “É tão agradável ver tantas pessoas no nosso evento, significa que a mensagem passou” e que “a poesia é solidária”, afirmou a responsável, sublinhando que “Leonor Freitas, desde o primeiro ano, tem sido a nossa aliada nesses eventos solidários”.

A presidente da Casa da Poesia de Setúbal lembrou que a receita da primeira edição dos “Vinhos Solidários”, em 2015, foi para o Centro de Acolhimento de Crianças em Risco, da Cáritas Diocesana, seguindo-se em 2016 para a Clínica Social Dentária. “Este ano temos muito gosto que o apoio seja para esta causa, a Liga Portuguesa Contra o Cancro, que ajuda tantas pessoas”.

“É o evento que nos dá mais cansaço devido à organização mas a boa vontade ultrapassa tudo, e sentimo-nos bem, sendo uma alegria enorme ver aqui tanta gente”, concluiu.

Leonor Freitas salientou que “é minha obrigação estar nestas causas”. “Tenho estado desde o início com estes amigos mas não a fazer nada de mais, estou a cumprir com aquilo que todas as empresas deveriam fazer quando as coisas correm bem”, disse a empresária, recordando que “a Casa Ermelinda Freitas tem sido uma casa familiar, de muito trabalho e as coisas têm corrido bem”.

“Tive a sorte de nascer num família muito simples, rural, com grandes valores humanos e solidários” e “só estou aqui porque tive esta família e estes amigos”, adiantou a proprietária da Casa Ermelinda Freitas.

“Ninguém estar livre de passar por estas causas que a Casa da Poesia de Setúbal tem ajudado, ninguém está imune a estes problemas, podem bater-nos à porta”, concluiu.

“Esta é uma iniciativa importante que envolve a sociedade civil, as empresas locais, a arte e o vinho, numa angariação de fundos que é tão importante para a Liga Portuguesa Contra o Cancro”, disse Sofia Cabrita, acrescentando que o grupo de Setúbal “tem feito um trabalho extraordinário de apoio ao doente e na formação e prevenção primária, nos seus três anos”.

A apresentação gráfica dos rótulos das garrafas de vinho, com uma envolvente do poema, de forma muito bonita e criativa é da autoria de Raúl Reis. As garrafas apresentam excertos de poemas de Pedro Homem de Mello, Miguel Torga, Sofia de Mello Breyner, Ary dos Santos, Florbela Espanca e Eugénio de Andrade.

Esta iniciativa arrancou com 300 garrafas (tinto, branco e espumante), com preço unitário de 10 euros, da Dona Ermelinda Reserva, mas o número de garrafas pode aumentar conforme as encomendas.