PIMEL anima Alcácer do Sal de 22 a 24 de Junho Matias Damásio e Gisela João são cabeças de cartaz

A PIMEL – XXVIII Feira de Turismo e Actividades Económicas que vai realizar-se de 22 a 24 de Junho, no Parque de Exposições de Alcácer do Sal, tem como cabeças de cartaz o cantor angolano Matias Damásio e a fadista Gisela João.

Durante três dias, o certame com entradas gratuitas, organizado em parceria pela Câmara Municipal de Alcácer do Sal, Caixa de Crédito Agrícola e associação de agricultores do concelho, contará com uma centena de stands e 50 expositores e terá como tema central os 800 anos de Alcácer do Sal.

Alcácer do Sal
Vista de Alcácer do Sal e do Rio Sado

Haverá animação constante, uma corrida de toiros, exposição de gado e máquinas agrícolas, tasquinhas, gastronomia, doçaria, baptismos a cavalo, um comboio turístico que percorre a cidade transportando as pessoas para o recinto da festa. Terão lugar novidades, a fase final do Campeonato FIFA em Playstation e o wine bar na tenda da doçaria, com vinhos da região, um ecrã gigante para ver os jogos do Mundial de Futebol, e um palco secundário para animação antes dos concertos principais.

A PIMEL será inaugurada dia 22 de Junho, pelas 17h30, no pavilhão “Gracieta Baião”, com a presença dos presidentes da Câmara Municipal de Alcácer do Sal, Vítor Proença, da Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Alentejo (CCDR) e responsável pelos fundos comunitários da região, Roberto Grilo, e da Região de Turismo do Alentejo, Ceia da Silva e ainda da apresentadora da RTP, Sónia Araújo.

Na apresentação do evento, Vítor Proença, salientou que não convidou “propositadamente” nenhum membro do governo para a cerimónia de inauguração, porque “os municípios fazem imenso e nem sempre são apoiados”, estando presentes apenas “as pessoas que nos têm apoiado nas horas difíceis” como os presidentes da CDDR e da Região de Turismo do Alentejo.

“Tiram-nos valências ao tribunal, não colocam médicos e enfermeiros no centro de saúde, não resolvem problemas graves dos agricultores e outras coisas que fazem falta a Alcácer e não vou convidar os ministros para fazer propaganda”, salienta edil alentejano. “Estamos zangados com o que estão a fazer a Alcácer do Sal”, disse Vítor Proença.

“Esta PIMEL é um mergulho na história de Alcácer do Sal, ir lá abaixo buscar as forças todas desta terra para se afirmar no presente e no futuro” a nível da economia e da cultura, disse ainda o autarca, explicando que haverá uma exposição sobre os 800 anos de Alcácer, apresentada de “forma inédita, com imagens de pessoas de Alcácer do Sal como o mestre João Branco Núncio, o fundador do Instituto Português de Oncologia, Francisco Gentil e outros ilustres que marcaram nossa terra, numa viagem de ganhar forças para um futuro promissor e de progresso”.

Já Carlos Bicha, presidente do conselho de administração da Caixa Agrícola de Alcácer do Sal e Montemor-o-Novo, sublinhou que “é uma honra assistir à promoção de um evento como este que vai efectivamente dignificar Alcácer, são 28 anos desta feira que começou com o pinhão e o mel e hoje estende-se a todas as actividades económicas”.

Por sua vez, Francisco Vacas, presidente da Associação de Agricultores de Alcácer do Sal, afirma que “é nossa intenção, em cada ano, melhorar a PIMEL, trazer mais empresas do ramo agrícola, e este ano contamos ter três marcas de tractores com alfaias, empresas ligadas a oficinas e material de desgaste agrícola, continuamos com a exposição pecuária, bovinos, ovinos e algumas actividades com cavalos”, adiantando que será apresentado um novo insecticida para combater a praga do pinheiro manso.

O músico Jaime Batista, responsável pelo espectáculo de abertura da feira, “Encontro d’Amigos nesta Alcácer que nós somos” para comemoração dos 800 anos de Alcácer, explicou que “ser vai um espectáculo diferente, com música e poemas”, de poetas de Alcácer, com declamação a cargo do apresentador Eládio Clímaco e a actriz Carla Andrino, contando ainda com actuação da Orquestra Jaime Batista, Grupo Coral do Cante Alentejano do Torrão e das marchas de Alcácer.

O cavaleiro João Moura Júnior espera que a corrida seja “um sucesso”, prometendo “dar o máximo e conseguir ao nível que ambiciono”. A corrida de toiros conta ainda com os cavaleiros António Ribeiro Telles e Luís Rouxinol, os grupos de forcados amadores de Santarém e Montemor, e os toiros da ganadaria “Passanha”, tendo lugar no dia 23 de Junho, às 18h30, na praça João Branco Núncio.


PIMEL – Programa de animação

22 de Junho

A PIMEL abre pelas 9h30, com o V colóquio da Associação de Agricultores de Alcácer do Sal subordinado ao tema “Produção pecuária, os desafios”, no auditório municipal.

Segue-se a inauguração oficial às 17h30, no pavilhão Gracieta Baião.

Pelas 18h30 e 20h30 haverá animação de rua com músicos da Sociedade Filarmónica Progresso Matos Galamba.

Ao longo do dia terão lugar baptismos a cavalo pela Escola de Equitação “Entre amigos”, no picadeiro, e Campeonato de Futebol “Kids Cup”, na Tenda Mundial.

Destaque para os concertos:

  • “Encontros d’Amigos” da Orquestra Jaime Batista (22h30)
  • da banda “Los Romeros” (24h00),
  • do DJ Sam (1h30).

23 de Junho

Terão lugar a entrega de prémios dos concursos de:

  • Mel (15h00),
  • Petiscos (19h00) e
  • Doçaria (20h00).

Destaque para:

  • o concerto de Matias Damásio (22h30), da banda “XP Covers – Tributo a Xutos e Pontapés” (24h00) e
  • actuação do DJ Silver Soul (1h30).

24 de Junho

Destaque para os concertos

  • da fadista Gisela João (22h30)
  • da banda “Quem é o Bob – Tributo a Bob Marley (24h00).

Animação de rua com músicos da Sociedade Filarmónica Amizade Visconde de Alcácer (18h30 e 20h30).