Petição exige centro de saúde em Azeitão

Um grupo de cidadãos lançou uma petição a exigir ao ministro da Saúde, Adalberto Campos Fernandes, a construção de um novo centro de saúde na freguesia de Azeitão.

A petição intitulada “Pela construção da nova unidade de saúde familiar de Azeitão” pode ser assinada, online, no seguinte endereço: http://peticaopublica.com/pview.aspx?pi=PT88942

Recorde-se que a Unidade de Cuidados de Saúde Personalizados encontra-se em funcionamento na rua Artur Horta Lote 12-D, Vila Nogueira de Azeitão 2925-510 Azeitão, numa moradia adaptada, provisoriamente, desde 1978, com falta de condições de funcionamento.

“As instalações são diminutas, insuficientes, sem condições quer para utentes, quer para a equipa que ali trabalha”, refere o documento dirigido a Adalberto Campos Fernandes, adiantando que “a sala de espera não tem capacidade para acolher os utentes”.

Os cidadãos alertam que existem “cerca de 7.000 Utentes, sem médico de família”. “Os médicos, enfermeiros, secretariado clinico e assistentes operacionais são insuficientes para o atendimento aos 19.200 utentes inscritos nesta unidade de saúde. As actuais instalações têm capacidade para cerca 9.000 utentes, quando a freguesia de Azeitão conta com mais de 20.000 habitantes”, refere ainda a petição.

A Câmara Municipal de Setúbal já cedeu um terreno para este equipamento, em frente à piscina municipal que já mereceu o acordo da Administração Regional de Saúde de Lisboa e Vale do Tejo.

“Somos um grupo de utentes preocupados. Vamos, todos juntos, exigir uma Nova Unidade de Saúde Familiar para Azeitão. Junte-se a nós”, conclui a petição.