Parque de Exposições do Montijo- Feira Nacional do Porco espera 20 mil visitantes

A 24.ª edição da Feira Nacional do Porco vai realizar-se de 17 a 19 de Maio, entre as 10h00 e as 02h00, no Parque de Exposições do Montijo, tendo como tema central “porco.pt”. O certame será inaugurado no dia 17 de Maio, pelas 12h00, pelo ministro da Agricultura, Capoulas dos Santos.

Durante três dias, 220 expositores, de mais de 100 entidades, vão mostrar o melhor do sector que contribui para a economia nacional com 560 milhões, entre os quais:

  • dois megas restaurantes, um dedicado a produtos da marca “porco pt.” e outro com refeições à base de leitão, tasquinhas com animação musical permanente com fados, folclore, sevilhanas e tunas,
  • um quiosque café solidário a explorar pela Misericórdia do Montijo que ficará com as receitas,
  • um networking (ponto de encontro e de lazer para profissionais do sector) e
  • jornadas técnicas.

Será ainda assinado um protocolo entre Federação Portuguesa de Associações de Suinicultores (FPAS) e a Direcção-Geral de Alimentação e Veterinária para redução de antibióticos nos porcos.

O evento que foi apresentado no dia 8 de Maio, no Cinema Teatro Joaquim d’ Almeida por Vítor Menino, presidente da FPAS, e Nuno Canta, presidente da Câmara Municipal do Montijo, espera 20 mil visitantes, entre os quais mais de mil crianças dos agrupamentos de escolas do Montijo a quem será dada uma aula sobre a roda de alimentos.

Nuno Canta salienta que esta feira “resulta de uma parceria com longos anos entre a Câmara Municipal do Montijo e a Federação Portuguesa de Associações de Suinicultores”, adiantando que a autarquia investiu 70 mil euros na melhoria da imagem exterior dos pavilhões, “criando um espaço mais moderno e acolhedor para este tipo de eventos”.

O edil sublinha que o certame representa “um investimento claro na inovação, conhecimento, competitividade e particularmente na afirmação da fileira suinícola no Montijo e da cidade como capital do porco”, sendo “uma homenagem à nossa agricultura e agroindústria, o principal elemento da nossa base económica”.

“A suinicultura que se faz hoje no concelho do Montijo é extremamente avançada do ponto de vista tecnológico e do conhecimento que emprega” afirma o presidente do município, revelando que “nos dois últimos anos esta área da agroindústria representa um investimento de 30 milhões de euros no concelho do Montijo”, considerando que tal se deve em parte à alteração do regulamento do Plano Director Municipal que permitiu legalizar muitas explorações, com o aumento da sua capacidade de ocupação dos espaços para a suinicultura em 20% e na floricultura em 70%, e à simplificação dos processos administrativos.

Por sua vez, Vítor Menino, disse que esta feira é “o maior evento da actividade suinícola dos últimos tempos”, acrescentando que o tema escolhido “porco.pt” é “o mais recente projecto da suinicultura nacional que nasceu para promover a carne de porco diferenciada, de qualidade, certificada, mais tenra e saborosa, reunindo já mais de 40% da produção nacional e esperamos que atinja cada vez mais pontos de venda, seja na grande distribuição, seja em talhos de rua”. “É um projecto bandeira da suinicultura nacional que defende a nossa actividade, os postos de trabalho que criamos e relevância do mundo rural para a sociedade”, sublinhou o responsável.

Vítor Menino revelou que vai ser apresentada à Comissão Europeia uma proposta de descriminação positiva dos agricultores que promovam boas práticas ambientais, no quadro comunitário 2021-2027.

O presidente da FPAS defendeu ainda a internacionalização do sector, com uma forte aposta na China, tendo sido convidada uma comitiva deste país para visitar a feira.

As entradas no certame custam 3€ por pessoa.