Palmela já tem viatura itinerante da protecção civil: Secretário de Estado da Administração Interna assistiu à apresentação

O secretário de Estado da Administração Interna, Jorge Gomes, presidiu à cerimónia de apresentação pública da Viatura Itinerante da Protecção Civil de Palmela no passado dia 12 de Abril, frente à Escola Básica Joaquim José de Carvalho. Enquadrada pelo projecto Academia da Protecção Civil de Palmela, este veículo foi desenvolvido em parceria com a Volkswagen Autoeuropa e a Visteon, contando com o apoio de um conjunto de empresas do concelho, no âmbito do programa “Mecenas de Palmela”.

“Isto demonstra que há algum dinamismo da Câmara Municipal de Palmela, na área da protecção civil, que consegue mobilizar as empresas para colaborarem na criação deste veículo de excelência, para divulgação dos princípios e sobretudo para a cultura dos comportamentos”, disse Jorge Gomes, frisando que é um projecto “interessante” e “algo que merece reflexão e devemos replicar por outros pontos do país”.

“Temos uma viatura que irá circular pelo concelho de Palmela e que já está disponível para fazer um protocolo para estender-se ao distrito de Setúbal”, disse ainda o governante, considerando ser “um exemplo de boas práticas”.

Jorge Gomes, que de seguida visitou o terreno em Palmela, onde se pretende instalar o novo edifício do CDOS de Setúbal (Comando Distrital de Operações de Socorro), revelou que brevemente deverá sair um aviso dos fundos comunitários para novas instalações, onde este será contemplado. “A situação em que está não é digna nem está capacitada para as exigências de hoje da protecção civil”, acrescentou.

O secretário de Estado visitou ainda dos quarteis dos bombeiros voluntários de Palmela e de Pinhal Novo, cujas corporações têm projectos de ampliação das instalações. “Vou constatar a realidade em que estão instalados para depois dialogar com a câmaras municipais e as direcções das associações e avaliar a possibilidade de alguma ajuda”, acrescentou Jorge Gomes.

Por sua vez, o presidente da Câmara Municipal de Palmela, explicou que equipamento “decorre de uma aposta deste mandato, que era a criação da Academia da Protecção Civil que apostasse na formação, prevenção e sensibilização para termos comunidades mais resilientes e resistentes e preparadas para enfrentar riscos”. “Depois de já termos no terreno dezenas de acções de formação, entendemos que com esta viatura dá-se um passo muito mais além, levando a formação a todos os cantos do concelho”, desde estabelecimentos de ensino às empresas, disse ainda o edil.

Álvaro Amaro frisou que esta viatura está “bem equipada, com meios audiovisuais, kits de emergência que permitem formação prática”, sendo por isso “uma aposta ganha, não só pela finalidade que tem mas sobretudo por se ter conseguido envolver empresas, através da sua responsabilidade social, não regatearam esforços para estar connosco neste projecto”.

A adaptação de uma viatura Volkswagen Sharan permitiu integrar equipamento diverso com capacidade para o desenvolvimento de campanhas itinerantes de informação e sensibilização junto da comunidade educativa e do movimento associativo.

O projecto Academia da Protecção Civil envolve os diversos agentes: associações de bombeiros do concelho – Palmela, Pinhal Novo e Águas de Moura; Serviço Municipal da Protecção Civil, Autoridade Nacional da Protecção Civil e Comando Distrital de Operações de Socorros de Setúbal e pretende contribuir para a prevenção dos riscos colectivos e para o aumento da capacidade individual de autoprotecção, com vista ao desenvolvimento de comunidades mais seguras e resilientes.