Palácio da Comenda à venda por 50 milhões: Ainda sem comprador

O Palácio da Comenda, imóvel secular da autoria do arquitecto Raúl Lino, bem como a propriedade envolvente, estão à venda por 50 milhões de euros. Há vários anos que os descendentes de Xavier de Lima, construtor já falecido, tentam desfazer-se deste património. O palácio está abandonado e tem sido alvo de actos de vandalismo.

O Palácio da Comenda, em pleno Parque Natural da Arrábida, está à venda por 50 milhões de euros através de uma imobiliária de prédios de luxo, tal como consta no site www.privateluxury-realestate.com.

O imóvel, com 5 pisos e 26 quartos e acesso privativo à praia tem uma larga área verde envolvente pertence à família de Xavier de Lima, um dos maiores construtores do país, já falecido.

Sabendo das movimentações para a venda da propriedade, a Câmara Municipal de Setúbal iniciou, em Fevereiro deste ano, o processo de classificação do palácio como Imóvel de Interesse Nacional. O objectivo é evitar a sua destruição já que se encontra abandonado e em avançado estado de degradação.

A deliberação camarária, a abertura do procedimento de classificação, é fundamentada com “a qualidade estilística” da casa, assente no argumento de tratar-se de “um edifício de características artísticas e arquitetónicas notáveis, com um enquadramento paisagístico único no conjunto da obra concebida pelo arquitecto Raul Lino”. Outro motivo é o valor cultural do imóvel. Os materiais e os sistemas de construção empregues no palácio, tal como os jogos volumétricos e códigos formais de expressão tradicionalmente portuguesa, fazem deste imóvel, projectado em 1903, um exemplo da ‘casa portuguesa’ de Raul Lino.

O palácio está inserido numa vasta área de mais de 600 hectares, com frente para o rio Sado. Em 9 de Março de 1872, a propriedade foi vendida pela rainha D. Maria, ao conde D’Armand, na altura ligado à representação de França em Portugal. Como a casa existente no local era de pequena dimensão, o nobre francês encomendou então a construção do palácio ao famoso arquitecto português.

Os condes D’Armand eram amigos pessoais dos Kennedy e aquando do assassinato do presidente dos EUA, J.F.K., a viúva Jacqueline recolheu-se com os filhos aqui no palácio, em busca de consolo. Por lá passou também a mulher do primeiro-ministro francês Giscard d’Estaing.

De salientar que nos últimos anos, o palácio degradou-se bastante e tem sido alvo de actos de vandalismo como o roubo do material do interior e dos painéis de azulejos. A torre, como é perceptível, do exterior, está em risco de ruir.

De referir que ainda no distrito de Setúbal está à venda outro palácio por 16 milhões de euros. Trata-se da Quinta das Torres, em Azeitão. Este imóvel é um dos palácios, que integra uma lista de 10, da leiloeira britânica Stotheby’s, sendo descrito como um palácio, do século XVI, em bom estado de conservação, com belos painéis de azulejos e um lago, com 900 metros quadrados onde, a meio, se encontra uma construção em forma de templo.