Odemira já prepara a festa: FACECO promove actividades económicas

S.Teotonio Faceco 2010

 

 

A FACECO será a montra das capacidades do território odemirense, patentes nas diversas actividades económicas, sociais e culturais, representadas por mais de 200 expositores.

 

A FACECO – Feira das Atividades Culturais e Económicas do Concelho de Odemira, promovida pela autarquia alentejana, em parceria com diversas entidades vai realizar-se nos dias 17, 18 e 19 de Julho, em S. Teotónio.

O certame tem como objectivo “a promoção do território, dos seus produtos e actividades, das colectividades e dos actores locais, potenciar o tecido empresarial e cultural e atrair novos empreendedores e investidores para o concelho” refere o município. Sendo a feira realizada em S. Teotónio desde 1990, o tema em destaque este ano é “25 anos de FACECO: contributos para o concelho”.

A pecuária, agricultura, turismo, um intenso programa de animação e a gastronomia serão os pontos fortes do certame. A FACECO será igualmente espaço para debate, com a realização de colóquios sobre temas pertinentes para o território.

A par da participação de dezenas de empresas do concelho dos vários setores de actividade, a pecuária estará em grande destaque, pois a FACECO recebe o 27º Concurso Nacional Raça Bovina Limousine,
O sector pecuário terá uma presença forte, com a realização de diversas exposições e concursos de várias raças. A Raça Bovina Limousine estará em grande destaque, pois a FACECO recebe o 27º Concurso Nacional, o 20º Concurso Regional da Cabra Charnequeira e o 12º Concurso Regional da Raça Bovina Holstein Frísia. O certame é o ponto de encontro e de negócio entre criadores nacionais e estrangeiros, naquele que é o concelho onde se encontra a sede da Associação Portuguesa de Criadores de Raça Bovina Limousine e o maior número de efectivos da raça.

Ainda no sector pecuário, nota para a realização do 12º Concurso Regional da Raça Bovina Holstein Frísia e do 20º Concurso Regional da Cabra Charnequeira.

Será também promovido o 16º Concurso de Mel e a 2ª edição do Concurso de Mel Infantil.

A FACECO será a montra das capacidades do território odemirense, patentes nas diversas actividades económicas, sociais e culturais, representadas por mais de 200 expositores.

Ao artesanato local será dedicado um pavilhão de exposição, com cerca de 30 artesãos a trabalhar ao vivo, com a realização de vários workshops, este ano com base no tema “Reutilização e novos objetos”.

A animação do recinto e os espectáculos voltam a ser grande atracção da FACECO, com muitas actividades para todos os públicos, desde música, teatro, cante alentejano, dança e desporto. Na música, destaque para a actuação dos grupos “A Moda Mãe” e “The Covers” (17 de Julho, 21h30), da banda O’queStrada (18 de Julho, 22h30) e do artista Agir (19 Julho, 21h30).

Nos três dias da feira haverá performances artísticas pelo recinto, animação equestre e animação infantil para os mais novos, com jogos e zona de insufláveis. Para os jovens decorrerá um torneio de Lan Party e uma rampa de skate.