Nuno Guerreiro é presidente das Marchas de Setúbal

O cantor Nuno Guerreiro é o presidente do júri do concurso das Marchas Populares de Setúbal, certame que decorre a 9 de Junho na avenida Luísa Todi e dias 15 e 16 de Junho, na praça de touros Carlos Relvas.

O vocalista da Ala dos Namorados, residente em Setúbal há dois anos e meio foi apresentado esta manhã, 28 de Maio, na conferência sobre as marchas populares, na Casa da Cultura, pelo vereador da Cultura, Pedro Pina. O orçamento é de 150 mil euros.

“Encaro este desafio um pouco assustado mas é uma grande honra”, disse ao jornal Setúbal Mais, Nuno Guerreiro, adiantando que é “um orgulho e uma forma de me dar a conhecer à População e à cidade”.

As sete colectividades concorrentes da edição deste ano bem como as cinco infantis mostram brio bairrista e abrem as “hostilidades” no tradicional desfile de abertura, de entrada gratuita, no dia 9 de Junho, às 21h30, na avenida Luísa Todi.

No fim de semana seguinte, 15 e 16, igualmente às 22h00, as colectividades dão o melhor para chamarem a atenção do público e do júri nos desfiles a concurso, na praça de touros Carlos Relvas, com entrada paga. O bilhete geral tem o custo de 2,5 euros, sendo que nas cadeiras os ingressos custam 3,5 euros e para os camarotes são 4 euros. As crianças até aos 10 anos não pagam.

A marcha n.º 1, do Núcleo dos Amigos do Bairro Santos Nicolau, terá como tema “Venham aqui comprar e no Bairro Santos marchas”, ensaiada por João Henrique Praia. A madrinha é Inês Pereira.

A marcha n.º 2, da Cooperativa de Habitação e Construção Económica “Bem-Vinda a Liberdade, apresenta o tema “Mercado do Livramento, a cidade em movimento”, tem como ensaiador Oliveiros Rosário/Carlos Nascimento e madrinha Carina Martins.

A marcha n.º 3, da União Desportiva e Recreativa das Pontes, desfila com o tema “Tantas partidas, tantas chegadas”, tendo como ensaiador Flávio Fernandes e madrinha Carla Lança.

A marcha n.º 4, da Sociedade Filarmónica Perpétua Azeitonense, apresenta o tema “Amar o mar”, ensaiada por Graça Pereira e a madrinha é Rita Guerreiro.

A marcha n.º 5, do Grupo Desportivo Independente, aposta no tema “Rufam tambores e siga a marcha”, é ensaiada por Bruno Frazão, tendo como madrinha Joana Lança.

A marcha n.º 6 , do Núcleo Bicross de Setúbal, tem como tema “Vem deste rio a riqueza que ostentamos”, é ensaiada por Rui Conceição e a madrinha é Mafalda Batista.

A marcha n.º 7, do Grupo Desportivo Setubalense “Os 13”, apresenta o tema “Fama de marinheiros dá namoro em noite de tradição”, ensaiada por Fábio Carmelo e a madrinha é Susana Martins.

Desfilam ainda cinco marchas infantis, extra-concurso:  APPACDM de Setúbal, União Desportiva e Recreativa das Pontes, Sociedade Filarmónica Perpétua Azeitonense, Grupo Desportivo Independente e Núcleo Bicross de Setúbal.

Todas as marchas em competição têm de interpretar e desfilar ao som da Grande Marcha 2018 “Setúbal, Terra de Vinhos”, com letra de Dina Barco e música de José Condinho. A marcha será cantada por Sara Margarida.