Novos embaixadores do Alentejo recebem diplomas em Alcácer

Áurea, Raquel Tavares, Ruy de Carvalho, Eunice Muñoz, Sara Matos e Ana Sofia Cardoso

 

Ao longo de três dias, cantoras, actores e jornalista desfrutaram das maravilhas do concelho de Alcácer do Sal. São os novos embaixadores do Alentejo que prometem ajudar a promover a região.

 

Florindo Cardoso

Áurea, Raquel Tavares, Eunice Muñoz, Sara Matos e Ana Sofia Cardoso são os novos embaixadores do Alentejo que receberam os diplomas num jantar gala que decorreu no dia 16 de Setembro, na pousada D. Afonso II, sita no castelo de Alcácer do Sal. Ruy de Carvalho não esteve presente neste evento mas recebeu o diploma no dia seguinte. A cerimónia contou com a presença dos presidentes da Câmara Municipal de Alcácer, Vítor Proença, e da Entidade Regional de Turismo (ERT) do Alentejo e Ribatejo, Ceia da Silva, o administrador da Herdade da Comporta, Carlos Beirão da Veiga, entre outros convidados.

Os novos embaixadores têm em comum o facto de terem nascido nesta região ou serem apaixonados pela mesma e assumiram o compromisso de promoção da região enquanto destino turístico de excelência.

Ao longo de três dias, cantoras, actores e jornalista desfrutaram das maravilhas do concelho de Alcácer, tendo passado, por exemplo, pela Comporta, cais palafítico da Carrasqueira, zona ribeirinha da cidade e realizado ainda um passeio de barco no Sado, no qual conheceram a comunidade de roazes residente.

Ceia da Silva revelou que entre Janeiro e Julho deste ano, “o Alentejo cresceu acima da mítica Lisboa, e não apenas nos indicadores microeconómicos como nos proveitos globais acima dos 20%”, significando que “temos melhores turistas que consumiram mais no Alentejo”, que igual período do ano passado. “Não é um fenómeno isolado, subimos ininterrompidamente desde 2009, com uma ligeira queda em 2012, ainda temos uma grande dependência do mercado nacional, mas é uma subida contínua, sistemática e persistente nos últimos anos”, realçou o responsável.

O presidente da ERT Alentejo disse ainda que a região cresceu também na oferta. “Os investidores privados investiram mais de 500 milhões nos últimos sete anos”, salientou, elogiando o trabalho conjunto dos empresários, autarquias, a região de turismo e os cidadãos. “Temos mais de 200 unidades novas de alojamento e mais de 300 novas unidade de animação turística, significando que o Alentejo mudou completamente nos últimos sete anos”, destacou Ceia da Silva, lembrando que “há oito anos eramos o Alentejo das anedotas, hoje toda a gente quer vir para o Alentejo”.

Já Vítor Proença lembrou que a pousada de Alcácer é a segunda melhor do país, no ranking nacional. O autarca agradeceu “a escolha do concelho para entronizar os novos embaixadores do Alentejo, e penso que a aposta está ganha, estamos diante de um espaço histórico e num concelho que este ano comemora 800 anos como município, uma terra com património, um centro histórico muito rico e um conjunto de terras como o Torrão cheias de identidade, o Vale do Guizo, onde nasceu o grande matemático Pedro Nunes, a Comporta com a toda a riqueza que comporta e as aldeias brancas como a de Santa Susana e Santa Catarina”.

Sara Matos disse que “já tinha recebido este convite há três anos, mas por estar sempre a trabalhar, só desta vez é que foi possível”. “O Alentejo é uma região que gosto mas ainda tenho muito por descobrir”, disse a actriz da SIC, adiantando que “vou mostrar os meus seguidores aquilo que é bom no Alentejo, em termos de gastronomia, natureza e pessoas”.

Já Raquel Tavares, lisboeta de gema, afirmou que “tenho muita afinidade com o Alentejo, o meu avô era de Serpa, a melancolia do Alentejo comove-me”. “Fiquei muito comovida com o convite, tenho a certeza que tenho as ferramentas necessárias para ser embaixadora”, adiantou a fadista.

Ana Sofia Cardoso realçou que “aceitei este convite com uma felicidade gigante e um orgulho enorme”, lembrando que “nasci no Alentejo, e vivi 17 anos aqui e outros tantos em Lisboa, mas sinto-me alentejana”. “Desde a minha infância, quando o Alentejo era desprezado, não era moda, sempre manifestei a minha paixão pelo Alentejo”, concluiu a jornalista.

Áurea recordou que gravou o seu último videoclip em Monsaraz e “fiquei apaixonada pelo sítio”. “É um prazer, um privilégio, uma grande honra, os meus pais estão embebecidos e orgulhosos de mim”, disse a cantora, que é natural de Alvalade, concelho de Santiago do Cacém.