Mostra de Vinhos em Fernando Pó espera mais de 8 mil visitantes – De 11 a 13 de Maio

A 23.ª edição da Mostra de Vinhos de Fernando Pó, que vai realizar-se de 11 a 13 de Maio, espera mais de 8 mil visitantes que podem participar em provas de vinhos, gastronomia, passeios enoturísticos e muita animação.

Esta é a expectativa da Andreia Bento, da comissão organizadora do evento que apresenta este ano como principal novidade a abertura do pavilhão de exposições, um investimento de cerca de 200 mil euros, junto à sede da Associação Cultural e Recreativa de Fernando Pó.

Andreia Bento considera que 2018 é “ponto de viragem, o edificar de um sonho, porque entendemos que os bons vinhos já existem mas tínhamos de criar melhores condições para quem nos visita e com o esforço conseguimos ter o nosso pavilhão para receber os produtores e visitantes”.

Outra novidade é a colaboração com a Amarsul (Valorização e Tratamento de Resíduos Sólidos da península de Setúbal) para criar um “eco evento que tenta, através da sensibilização para o meio ambiente e medidas de reciclagem, ir ao encontro dos produtores, visitantes e toda a gente, para tornar a nossa região mais ecológica”.

Andreia Bento afirmou que “este ano continuamos a apostar nos eventos enoturísticos através de visitas guiadas, caminhadas, show cooking, um mini curso de iniciação aos vinhos pelo enólogo Jaime Quendera, porque pretendemos mostrar que o vinho não é o que está na garrafa, há todo um mundo por detrás”.

Henrique Soares, presidente da Comissão Vitivinícola Regional da Península de Setúbal (CVRPS), considera que a mostra de vinhos “mantém-se fiel ao projecto original e seu cariz muito singular de promover os vinhos que se produzem em Marateca e Poceirão, que em termos vinhateiros são o território com a maior concentração de vinhas da região”.

“Muitos destes vinhos que podem ser provados nesta altura do ano, têm ainda esse cariz de produção mas que já chega aos consumidores com bilhete de identidade próprio, comprando mais barato do que quando chegarão às prateleiras e depois de ganhar medalhas pelo mundo fora, numa excelente relação que qualidade/preço”, disse o responsável.

Já João Palhoça, da AVIPE (Associação  de Viticultores do Concelho de Palmela), recordou que “antes da Mostra de Vinhos em Fernando Pó, todos os vinhos eram basicamente vendidos a granel, não agregando valor à região, conseguindo-se depois começar a comercializar com marca própria e certificação”. “Existiam 2 ou 3 marcas próprias e agora já passam de mais de 20”, realçou o responsável.

A presidente da União de Freguesias de Poceirão e Marateca, Cecília Sousa, salientou que a mostra “tem contribuído em muito para a promoção dos vinhos da nossa região, um motivo de enorme orgulho”, recordando que o território vinhateiro de Fernando Pó faz parte do concurso das “7 Maravilhas à Mesa”.

Para a autarca, com as novas instalações, “a mostra tem todas as condições para crescer mais”.

O presidente da Câmara Municipal de Palmela, Álvaro Amaro, afirmou que este é “um evento de referência na nossa região” em que “as estrelas são os nossos vinhos que atraem diferentes públicos”, adiantando que “o desejo da comissão organizadora é fazer da mostra um momento de quase de afirmação da identidade e promoção da localidade, com uma componente de festa de animação, são quase as festas populares de Fernando Pó”.

O edil revelou que a autarquia pretende avançar com a requalificação dos espaços exteriores do apeadeiro da Refer de Fernando Pó, “tornando-o mais aprazível com melhores condições de visitação, com estacionamento de autocarros e zonas acessíveis” e trazer para aqui novas dinâmicas que apostem na promoção deste espaço, sendo alvo de candidaturas a fundos comunitários.

“Queremos criar estruturas que possibilitem que as pessoas fiquem aqui mais tempo, não seja uma passagem fogaz, que possam passear, visitar as várias adegas, tomar uma refeição, e achamos que Fernando Pó tem esse potencial porque tem gente empreendedora e produtores dinâmicos e com visão, e uma comunidade acolhedora, e se trabalharmos juntos nestes aspectos, a mostra dará um grande salto e a comunidade também”, concluiu.

Durante três dias, os visitantes podem provar 28 vinhos tintos e 17 brancos, visitar 26 stands de produtores locais e regionais ligados à vinha e ao vinho, o espaço gastronómico, a exposição de alfaias agrícolas (espaço exterior), um colóquio sobre a formação dos viticultores, e animação musical num espaço próprio.

Os preços de entrada mantêm-se, sendo de 2 euros por dia e caso queira ter acesso às provas de vinhos, terá direito ao copo, por 3 euros.


Programa da Mostra de Vinhos de Fernando Pó

Dia 11:

  • 19h00 – Inauguração e abertura ao público
  • 21h30  – Concerto de Paco Bandeira
  • 22h30 – Baile com Luís Rosa

 

Dia 12:

  • 11h00 – Abertura ao público
  • 11h00 – Colóquio “A importância da formação na vitivinicultura”, pela AVIPE
  • 15h00 – Matiné com Luís Rosa e Flávio Oliveira
  • 16h30 – Minicurso de iniciação aos vinhos pelo enólogo Jaime Quendera
  • 17h30 – Actuação de “Ideal Alentejo”
  • 20h30 – Baile com Luís Rosa e Flávio Oliveira
  • 22h00 – Concerto de Eduardo Santana
  • 23h00 – Baile com Luís Rosa

 

Dia 13:

  • 11h00 – Abertura ao público
  • 15h00 – Entrega dos prémios aos melhores 10 vinhos
  • 16h00 – Show cooking com chef João Feliciano
  • 16h30 – Matiné com Luís Rosa
  • 18h00 – Actuação do Rancho Folclórico e Regional de Fernando Pó
  • 19h00 – Baile com Luís Rosa

 

Especial enoturismo:

Dia 12:

  • 9h00 – Caminhada pelos jardins da vinha
  • 9h52 – À descoberta das vinhas de Fernando Pó (comboio)

Dia 13:

  • 8h30 – Pedalada pelos jardins de vinhas