Morreu Mário Pereira, fundador da ACM de Setúbal

Faleceu Mário Pereira, fundador da ACM de Setúbal e da Culdex (actual Culsete), aos 84 anos de idade. Nascido em 1934, na ilha do Pico, Açores, e veio residir para Setúbal em 1968.

Aos 13 anos decidiu ir para o Seminário Episcopal de Angra do Heroísmo, opção que o levaria para Itália. Mais tarde frequentou um curso de Físico-Química o qual não terminou, pois abraçou uma nova causa na área social com a criação do Secretariado de Acção Social, hoje Cáritas.

Quando chegou a Setúbal, em 1968, fundou a livraria, editora e centro de exposições Culdex, a actual Culsete, e, em 1975 fundou a ACM Setúbal com Gil Manso, no que seria o seu grande projecto de vida.

Em 1991 integrou o grupo que arrancou com a Universidade Moderna de Setúbal, lecionando nas áreas de Introdução às Ciências do Comportamento e Antropologia e Sociologia da Religião.

Durante 40 anos foi um dos líderes mais conhecidos e reconhecidos daquela instituição de ensino, além de presidente da Aliança Nacional YMCA Portugal.

A Câmara Municipal de Setúbal aprovou um voto de pesar. “Mário Pereira deixa na nossa memória a prática de pessoa integra, sempre presente e participante no percurso do nosso município. Deu sempre de forma generosa e construtiva a sua opinião e deixa marca positiva e importante na terra que escolheu para viver”, sublinha o texto do voto de pesar.