Montijo recebe Feira Nacional do Porco: No Parque de Exposições de 12 a 14 de Maio

A comissão organizadora aposta este ano na consolidação da Feira Nacional do Porco, posicionando-o à escala nacional com mais espaço, informação técnica para profissionais e actividades lúdicas para os visitantes.

A XXIII Feira Nacional do Porco, certame destinado para profissionais e visitantes que reúne todos os agentes da fileira do porco, desde os fornecedores de matérias-primas até à produção e à distribuição, vai realizar-se de 12 a 14 de Maio no Parque de Exposições do Montijo – Montiagri.

O evento organizado pela Federação Portuguesa de Associações de Suinicultores (FPAS) com o apoio da Câmara Municipal do Montijo, terá mais de 300 expositores que apresentarão o que de melhor se faz em Portugal neste sector que representa mais de 200 mil empregos e tem uma contribuição de cerca de 560 milhões de euros para o Produto Interno Bruto Nacional.

Com um aumento de 50% do espaço, na ordem dos 4.000 metros quadrados (m2), relativamente à edição anterior, a Feira Nacional do Porco, aguarda a visita de 25.000 pessoas ao longo dos três dias, entre as 10 e as 22 horas. O evento representa um investimento total de 350 mil euros, repartido entre a Câmara Municipal do Montijo (200 mil) e a comissão organizadora (150 mil).

A feira será segmentada em cinco áreas distintas: pavilhão profissional, pavilhão multiusos, auditório, pavilhão de produtos tradicionais e uma área aberta de exposição da maquinaria pesada. O pavilhão profissional com 2.800 m2 será o coração da feira, tendo representadas as empresas ligadas à fileira da carne de porco. Contíguo à zona profissional estará o pavilhão multiusos e nesta área poderão encontrar-se as empresas representantes de diferentes actividades como arte, tecnologia, agricultura, ou construção civil todas com ligações ao sector da suinicultura. Já o auditório está reservado para as jornadas técnicas, nesta edição, focadas nos aspectos relacionados com o acesso ao financiamento e possibilidades de investimento potenciadas pelos fundos comunitários do programa Portugal 2020. Especialmente dedicado aos visitantes não profissionais, estará o pavilhão de produtos tradicionais, onde se localizam as populares tasquinhas, e três restaurantes com produtos de charcutaria, fumeiro, doçaria, bebidas e licores. Ao ar livre estará exposta a maquinaria pesada e decorrerá o programa lúdico da feira.

Este ano a Feira Nacional do Porco terá como ponto alto do seu programa de animação a presença dos D. A. M. A, na sexta-feira, dia 13 de Maio. Na quinta-feira e no sábado estão, também, previstas actividades de animação que, durante o dia e durante a noite, motivarão a participação dos visitantes. Para este efeito serão celebradas parcerias com a hotelaria e a restauração dos concelhos do Montijo, Moita e Alcochete e, também, com escolas profissionais e entidades de promoção de lazer dos referidos concelhos.

Os bilhetes custam 3 euros por dia. Na sexta-feira, dia do concerto dos D.A.M.A., se entrar depois das 18 horas custará 10 euros, e no sábado, dia do espectáculo de Mónica Sintra, entre outros artistas, será de 5 euros.