Montijo já prepara Feira do Porco: Certame realiza-se em 2016

A Câmara Municipal do Montijo e a Federação Portuguesa de Associações de Suinicultores (FPAS) celebraram recentemente o protocolo de colaboração tendo em vista a realização da XXIII Feira Nacional do Porco que terá lugar no Parque de Exposições do Montijo, de 19 a 21 de Maio de 2016 para a organização da XXIII Feira Nacional do Porco.

O protocolo assinado no Salão Nobre dos Paços do Concelho pelo presidente da Câmara Municipal do Montijo, Nuno Canta, e por Vítor Menino e David Neves, presidente e vice-presidente da FPAS, formaliza as obrigações das duas entidades na organização do certame.

Nuno Canta destacou a importância do evento e da fileira do porco para a cidade sublinhando que “faz parte da nossa estratégia de desenvolvimento manter as nossas actividades tradicionais” e como tal “iremos desenvolver todos os esforços para que a XXIII Feira Nacional do Porco repita o sucesso da edição anterior”.

O presidente da FPAS, Vitor Menino, agradeceu à câmara “toda a disponibilidade demonstrada ao sector suinícola”, acrescentando que “é importante manter o Montijo como centro deste sector. “Esta Feira dá continuidade à história da cidade e da atividade suinícola em Portugal e deve continuar a ser realizada no Montijo” frisou o responsável.

O protocolo estabelece que a FPAS é responsável por delinear o programa da Feira, promover o evento a nível nacional e internacional e realizar as habituais jornadas técnicas.

A Câmara Municipal do Montijo ficará responsável por um conjunto de intervenções no Parque de Exposições do Montijo, como a pintura e limpeza do recinto e zona envolvente, a melhoria das condições de isolamento térmico e ventilação dos pavilhões, a montagem do palco coberto, o reforço da potência elétrica e a disponibilização de diversos serviços camarários para apoio ao evento.

Recorde-se que a Feira Nacional do Porco é uma tradição na cidade do Montijo. Ao longo dos anos, tem registado sempre a presença de milhares de pessoas, contribuindo para a divulgação da imagem, das tradições, das atividades económicas e da gastronomia do concelho.