Marchas Populares de Setúbal: Núcleo Bicross de Setúbal é o grande vencedor

O Núcleo Bicross de Setúbal, ensaiado por Rui Conceição, é o grande vencedor do concurso das Marchas Populares de Setúbal, em decisão anunciada após os desfiles realizados nos dias 16 e 17, na Praça de Touros Carlos Relvas e 10 na avenida Luísa Todi. O júri do concurso, presidido pelo actor João Ricardo, atribuiu ainda a esta colectividade o prémio de melhor cenografia, da autoria de Rui Conceição.

Com o tema “Já saiu… O Setubalense”, a marcha integrou 48 marchantes vestidos com as cores da cidade. Elas com lanternas junto às saias e eles com trajes à moda antiga e chapéus em cartola, arcos com lanternas e flores, homenagearam os ardinas.

Para Rui Conceição, esta vitória “foi uma grande surpresa”, frisando que “tinha fé ficar no pódio mas não ser a marcha vencedora”. “O desfile na praça de touros correu muito bem, foi excelente o nosso desempenho”, disse ainda Rui Conceição, frisando que “fomos brilhantes e excepcionais naquela praça”.

“Não temos uma sede, dependemos do apoio camarário que nos facultou um espaço para fazer a parte das artes, desde a soldadura à confecção nem temos espaço para ensaiar, foi tudo muito complicado”, afirmou o ensaiador, explicando que os ensaios decorreram nas instalações dos “Verdes” e dos Ídolos da Praça, agradecendo o apoio destas colectividades.

Rui Conceição já ganhou três vezes as marchas: em 2011 pelos “13”, em 2014 já pelo Bicross e agora em 2017. “É a terceira vez que venço as marchas enquanto ensaiador e às vezes nem acreditamos no nosso valor e que somos capaz de chegar à vitória”, sublinhou.

A marcha do Grupo Desportivo Independente, ensaiada por Bruno Frazão, com o tema “Setúbal respira, inspira e flui”, ficou em segundo lugar e recebeu os prémios de melhor letra (Alexandre Marques) e melhor música (António Araújo). Conquistou ainda a distinção de melhor madrinha do concurso, graças à prestação de Sara Margarida.

O terceiro lugar na classificação geral coube à Sociedade Filarmónica Perpétua Azeitonense, ensaiada por Graça Pereira, com o tema “Em Azeitão há tradição”, que arrecadou os restantes prémios do concurso, incluindo os de melhores figurino (Ana Lopes) e coreografia (Graça Pereira). A colectividade centenária de Azeitão foi ainda distinguida com o prémio primeiro desfile, com base na prestação dos conjuntos na apresentação realizada a 10 de Junho na avenida Luísa Todi.

Nas restantes posições do concurso ficaram o Núcleo dos Amigos do Bairro Santos Nicolau, em quarto, a União Desportiva e Recreativa das Pontes, em quinto, a Cooperativa de Habitação e Construção Económica Bem-Vinda a Liberdade, em sexto, e o Grupo Desportivo Fonte Nova, sétimo.

A organização penalizou, com dois pontos, o Núcleo Bicross de Setúbal, o Grupo Desportivo Fonte Nova, a Sociedade Filarmónica Perpétua Azeitonense e o Grupo Desportivo Independente, o que não teve qualquer influência na classificação geral.

A entrega dos prémios das Marchas Populares, concurso organizado pela Câmara Municipal de Setúbal, decorre numa gala, de entrada livre, a realizar a 15 de Julho, às 21h30, no Fórum Municipal Luísa Todi.