Marchas populares de Setúbal desfilam na avenida: Cantor Nuno Guerreiro é presidente do júri

As sete marchas populares de Setúbal a concurso vão desfilar no dia 9 de Junho, a partir das 21h30, na avenida Luísa Todi, perante o olhar atento do presidente do júri, o músico Nuno Guerreiro, e de milhares de pessoas.

Fazem ainda parte do júri, Ricardo Cristas, em cenografia, Diana Vieira, coreografia, Rita Melo, figurino, Ester Correia, letra, e António Laertes, música, que em conjunto avaliam as colectividades a concurso em desfiles nos dias 15 e 16 de Junho, às 22h00, pagos, na praça de touros “Carlos Relvas”. As entradas custam 2,5 euros para a geral, 3,5 para as cadeiras e 4 para os lugares de camarote. As crianças até 10 anos não pagam.

As marchas que irão desfilar são as seguintes:

  • n.º 1, do Núcleo dos Amigos do Bairro Santos Nicolau terá como tema “Venham aqui comprar e no Bairro Santos marchar”, ensaiada por João Henrique Praia. A madrinha é Inês Pereira.
  • n.º 2, da Cooperativa de Habitação e Construção Económica “Bem-Vinda a Liberdade, apresenta o tema “Mercado do Livramento, a cidade em movimento”, tem como ensaiador Oliveiros Rosário/Carlos Nascimento e madrinha Carina Martins.
  • n.º 3, da União Desportiva e Recreativa das Pontes, desfila com o tema “Tantas partidas, tantas chegadas”, tendo como ensaiador Flávio Fernandes e madrinha Carla Lança.
  • n.º 4, da Sociedade Filarmónica Perpétua Azeitonense, apresenta o tema “Amar o mar”, ensaiada por Graça Pereira e a madrinha é Rita Guerreiro.
  • n.º 5, do Grupo Desportivo Independente, aposta no tema “Rufam tambores e siga a marcha”, é ensaiada por Bruno Frazão, tendo como madrinha Joana Lança.
  • n.º 6, do Núcleo Bicross de Setúbal, tem como tema “Vem deste rio a riqueza que ostentamos”, é ensaiada por Rui Conceição e tem como madrinha Mafalda Batista.
  •  n.º 7, do Grupo Desportivo Setubalense “Os 13”, apresenta o tema “Fama de marinheiros dá namoro em noite de tradição”, ensaiada por Fábio Carmelo e a madrinha é Susana Martins.

Todas as marchas em competição têm de interpretar e desfilar ao som da Grande Marcha 2018 “Setúbal, Terra de Vinhos”, com letra de Dina Barco e música de José Condinho. A marcha será cantada por Sara Margarida, a madrinha das madrinhas.

“Este é um evento genuíno da cultura popular portuguesa”, destacou José Condinho, envolvido pelo terceiro ano consecutivo nas Marchas Populares de Setúbal e que, igualmente com Dina Barco, conseguiu uma “dobradinha”, ao vencer também o concurso para a Grande Marcha de Lisboa.

Os desfiles contam ainda com cinco participações especiais, extra-concurso:

  • da APPACDM de Setúbal, com “Vamos celebrar a Natureza”;
  • da União Desportiva e Recreativa das Pontes, que apresenta “As Maravilhas da Terra e do Mar ‘Bichinho do Rio e do Mar”;
  • da Sociedade Filarmónica Perpétua Azeitonense, com tema inspirado em “Flores da Serra”;
  • do Grupo Desportivo Independente, com “Rainha Sardinha, Rei Carapau”,
  • e do Núcleo Bicross de Setúbal, com “Ora vejam lá… as crianças no arraial popular”.

As Marchas Populares de Setúbal “exaltam a cidade e constituem o grande evento da cultura popular setubalense, que dá mais brilho à avenida Luída Todi e à praça de touros Carlos Relvas”, salientou o vereador da Cultura da autarquia sadina, Pedro Pina, antevendo noites de “grande festa e de comunhão” entre todos.

Os vinhos setubalenses são celebrados na edição deste ano do certame organizado pela Câmara Municipal de Setúbal, “um tema particularmente interessante” que inspira o evento, uma “consagração daquilo que é mais tradicional em Setúbal”, salientou o autarca.

Pedro Pina indicou ainda que as Marchas Populares de Setúbal “têm tido a capacidade de se irem adaptando aos novos tempos” e “mantêm a mesma vitalidade, com muita gente jovem que se envolve na tradição, de forma empenhada, e que dá sentido a esta grande festa”.

De referir que a cerimónia de entrega de prémios do concurso terá lugar a 24 de Junho, às 17h00, no Fórum Municipal Luísa Todi.


Nuno Guerreiro:

“Encaro este desafio com uma grande hora”

Nuno Guerreiro confessa que “encara este desafio um pouco assustado mas é uma grande honra”, adiantando que é “um orgulho e uma forma de me dar a conhecer à população e à cidade”.

O músico e cantor, que ganhou notoriedade como vocalista do projecto “Ala dos Namorados”, durante doze anos, afirma que aceitou o convite da Câmara Municipal de Setúbal “com grande prazer”, apesar de estar “um pouco nervoso” com a responsabilidade, sobretudo se tiver de intervir em caso de empate.

O artista, orgulhoso por presidir ao júri do concurso, afirmou que está a ser agradável viver em Setúbal, onde chegou há dois anos e meio. “Apaixonei-me pela cidade e tenho assistido à sua grande transformação”, enalteceu, para vincar o particular entusiasmo pelas praias e pela serra da Arrábida.

“Adoro marchas”, confessou ao “Setúbal Mais”, revelando que “não é propriamente um virgem nas marchas, já fui padrinho da marcha do Bairro Alto há muitos anos” e “participei nas marchas de Quarteira (Algarve) há cinco ou seis anos”. Além disso, a “Ala dos Namorados também tem a marcha da história do Zé Passarinho e vem aí uma grande surpresa, uma marcha, e mais não direi”, acrescentou.

O artista que assistiu há dois anos ao desfile das marchas, reconhece que os setubalenses são “muito lutadores pela sua marcha, muito bairristas e acho imensa piada a isso, defendendo a história da sua marcha e do seu bairro”.

“Para uma marcha brilhar tem de ter muita garra, divertida e cor”, disse ainda o presidente do júri, adiantando que “as pessoas têm de se divertir dentro da marcha, sorrir e viver o momento, dançar e defender o tema e o bairro”.

“Os setubalenses tem cada vez mais de valorizar aquilo que têm”, concluiu o cantor.

Nuno Guerreiro, natural de Loulé, 45 aos, “adoptou recentemente Setúbal para viver, é uma referência nacional de enorme prestígio artístico, com um percurso e uma carreira que dispensam apresentações”, justifica o vereador da Cultura da Câmara Municipal, Pedro Pina.