Jovem de Palmela vence em Reguengos de Monsaraz: Joana Espada eleita Rainha das Vindimas de Portugal

A iniciativa realiza-se há oito anos e escolhe a mais bela entre os territórios vitivinícolas nacionais. A representante de Palmela arrecadou a coroa e ainda o título de Miss Fotogenia.

 Joana Espada, Rainha de Palmela 2014 e natural deste concelho, foi coroada Rainha das Vindimas de Portugal no concurso de beleza que decorreu no dia 19 de Setembro, no pavilhão Álamo, no Parque de Feiras e Exposições de Reguengos de Monsaraz, Cidade Europeia do Vinho. Nste evento, já na oitava edição, promovido pela Associação de Municípios Portugueses do Vinho, com a autarquia de Reguengos, estiveram candidatas representantes dos 16 municípios vitivinícolas de Portugal.

A jovem de Palmela ganhou ainda o título de Miss Fotogenia, categoria que foi atribuída pelo fotógrafo exclusivo desta iniciativa.

Joana Espada, candidata número 9 desfilou vestida pela loja Ti Amo, de Setúbal, sendo que, em outras passagens na passerelle, apresentou-se em traje tradicional cedido pelo Rancho Folclore da Lagoa da Palha.

Neste concurso de beleza foram ainda eleitas a 1ª Dama de Honor Sofia Ribeiro, do Cadaval e a 2ª Dama de Honor, Beatriz Borracha, da Vidigueira. Cátia de Jesus, do Cartaxo, que recebeu o título de Miss Simpatia.

Joana Espada, disse durante a sua apresentação em palco que “vim pelo convívio e pelo orgulho em representar o meu concelho de Palmela”, reforçando as suas palavras quando ao afirmar que “espero elevar o meu Município a um nível superior, porque é uma terra fantástica”.

A eleição anual da Rainha das Vindimas de Portugal pretende envolver o público jovem na promoção das tradições rurais e, em particular, da cultura do vinho, enquanto produto que afirma a identidade dos territórios e na preservação da história e da memória colectiva.