Já chegámos aos 50

O Jornal Setúbal Mais atinge hoje o épico número de 50 edições. É um prazer alcançar esta etapa perante as dificuldades que qualquer projecto de comunicação social sente a nível nacional, particularmente a imprensa regional.

Ao longo destas cinco dezenas de edições dêmos voz à sociedade e aos agentes sociais, económicos e políticos, sempre de uma forma positiva porque isso foi desde sempre umas das missões deste jornal. Dar as notícias que realmente interessam à sociedade, contando histórias, falando do património e da cultura de um distrito rico em recursos endógenos mas muitas vezes mal aproveitados.

Setúbal está a afirmar-se cada vez mais a nível nacional. Nunca se falou tanto de uma forma positiva do distrito que tem uma “costela” alentejana, com os municípios de Alcácer do Sal, Grândola, Sines e Santiago do Cacém. Um território diferente e diversificado entre a península de Setúbal e o litoral alentejano, apenas separado pelo belo rio Sado.

O turismo é cada vez mais um factor económico importante. Temos mais turistas, melhores unidades hoteleiras, belas praias, excelente gastronomia e uma paisagem natural de “cortar a respiração”. Temos tudo para ser uma grande região: bons recursos humanos e um património natural, patrimonial e cultural bastante rico.

Nas cinquenta edições deu-se eco ao património edificado, alguns com séculos de existência, como o Convento de Jesus que foi alvo de um processo de recuperação e o Museu da Cidade abriu portas, num investimento de vários milhões de euros. Do Forte de Albarquel que se prepara, graças a uma mecenas inglesa, para ser a nova sala de visitas de Setúbal com uma ampla vista para a baía e Arrábida.

No Alentejo, abriu um dos maiores espaços naturais budistas da Europa, prometendo atrair um turismo religioso para Alcácer do Sal. A costa da Lagoa de Santo André (Santiago do Cacém) está a ser requalificada, com estacionamento organizado e amplos passeios de acesso à praia, dando uma imagem moderna e tudo indica que estará pronta em finais do próximo mês. Não se pode esquecer o Troiaresort que tem feito um esforço de ligação a Setúbal com a realização de iniciativas que ligam as duas margens do rio como o programa de passagem de ano que atrai milhares de pessoas.

Na península de Setúbal há uma aposta clara na marca Arrábida. Foi requalificado o posto de turismo nas antigas instalações da Costa Azul, na baixa da cidade de Setúbal, onde está uma exposição permanente que permite uma viagem pela região através de meios audiovisuais, uma loja com produtos da região. É uma porta de entrada moderna e acessível aos turistas que procuram Setúbal para conhecer o seu património.

Temos um dos melhores mercados de peixe do mundo com o jornal diário norte-americano “USA Today” a colocar o Mercado do Livramento no Top 10. É frequente ver neste espaço turistas entusiasmados a conhecer os produtos da região, tirar fotos e falar com os comerciantes.

A região tem os melhores vinhos do mundo com várias dezenas de prémios arrecadados em concursos internacionais de grande prestígio. As adegas fizeram um esforço enorme e investiram em espaços enoturísticos, abrindo as portas aos turistas para visitar e comprar os famosos néctares da região. As adegas contribuem para a dinamização da economia local, com exportações para vários locais do mundo, e paralelamente realizam e participam em iniciativas turísticas. É um sector em amplo crescimento com fortes potencialidades de atingir patamares que há poucos anos era difícil de imaginar. Para isso, muito contribui um conjunto de enólogos e a visão futurista dos empresários que apostam em novas tecnologias mas mantendo sempre a tradição do produto.

São 50 edições de muito orgulho, trabalho e de dever cumprido. Venham outras tantas.