Hospital de Setúbal com 907 reclamações

O Centro Hospitalar de Setúbal registou este ano 907 reclamações feitas pelos utentes, sendo o décimo do país como mais queixas.

No setor público, o Hospital Professores Dr.Fernando Fonseca, na Amadora, foi o que mais queixas recebeu no que diz respeito aos estabelecimentos com internamento, o que perfaz um total de 2.185 queixas – 15%. A Unidade Hospitalar de Faro conta com 1.940 reclamações e o Hospital Garcia de Orta com 1.710 reclamações.

No total, foram feitas 70,120 reclamações pelos utentes dos serviços de saúde, de acordo com o relatório do Sistema de Gestão de Reclamações, divulgado a 7 de Junho pela Entidade Reguladora da Saúde (ERS).

O principal motivo das queixas foi o “procedimento administrativo”, que corresponde a cerca de 20,3% das reclamações. Segundo revela o relatório, foi “particularmente reclamada a qualidade da informação institucional disponibilizada“.

Depois, os utentes queixam-se dos “tempos de espera” – 19,5% das reclamações -, “em especial o tempo de espera para atendimento clínico não programado superior a uma hora”. Por último, seguem-se as queixas na “focalização do utente”, que equivale a17% das reclamações, “salientando-se as questões relacionadas com delicadeza/urbanidade do pessoal clínico”.

Os agrupamentos dos centros de Saúde da Arrábida e de S. Sebastião (Vale do Cobro) registaram 250 reclamações dos utentes, sendo o quarto do país com mais queixas.

A nível dos hospitais privados, O Hospital da Luz de Setúbal (antigo) Hospor, é o oitvavo do país com mais queixas, 276. A Lista é liderada pelo Hospital da Luz de Lisboa.