Hospital de S. Bernardo: Liga dos Amigos doa viatura para transporte de doentes oncológicos

A entrega de uma viatura ao Centro Hospitalar de Setúbal (CHS), no valor de 30 mil euros, vai permitir a melhoria do transporte dos doentes oncológicos para efectuar tratamentos noutras unidades hospitalares. Para além desta doação, a Liga dos Amigos do Hospital de S. Bernardo (LAHSB) ganhou um novo espaço para a sua sede, saindo das anteriores, em resultado de uma permuta com o CHS.

Florindo Cardoso

A Liga dos Amigos do Hospital de S. Bernardo entregou no início deste mês ao Centro Hospitalar de Setúbal uma carrinha para transportes de doentes oncológicos, no valor de 30 mil euros, numa cerimónia presidida pelo bispo de Setúbal, D. José Ornelas Carvalho e perante dezenas de voluntários. Na ocasião foi ainda inaugurada a nova sede da instituição que funciona em frente ao serviço de urgência da unidade hospitalar, no antigo SADU (Serviço de Atendimento de Doentes Urgentes), em resultado de uma permuta com o CHS, abandonado as antigas, que serão ocupadas para outros serviços do hospital.

Cândido Teixeira, presidente da direcção da LAHSB afirmou que a entrega desta viatura destina-se “a criar melhores condições para o transporte dos doentes oncológicos”, nomeadamente para efectuarem tratamentos de radioterapia fora do hospital. O responsável agradeceu aos Bombeiros Sapadores de Setúbal que deram um donativo de 12 mil euros à Liga, em resultado da venda de calendários, sendo aplicado na amortização do pagamento da viatura que já tinha sido adquirida. “Embora o donativo dos bombeiros não pague o valor total do veículo permite um alívio muito grande, que equivale a cerca de 40 por cento”.

O dirigente explicou que a nova sede, com rampa de acesso aos doentes com dificuldades motoras, permite concentrar os serviços da liga espalhados pelo hospital, tornado o atendimento mais “eficaz e eficiente”. Aqui será prestado o apoio técnico aos doentes ostomizados (sacos) e mastectomizados (proteses mamárias e cabeleiras), com privacidade. Funcionarão ainda os serviços de voluntariado e do utente e os serviços administrativos.

Por sua vez, Lacerda Cabral, presidente do conselho de administração do Centro Hospitalar de Setúbal (CHS), salientou “a cooperação existente há vários com a Liga dos Amigos do Hospital de S. Bernardo, incrementada nos últimos tempos” frisando que “a carrinha agora colocada à disposição do CHS vai facilitar o transporte dos doentes da área da Oncologia”. O responsável explicou que “novas as instalações que a LAHSB vai ocupar, para além de significar uma melhoria em termos de funcionalidade, representa para o CHS, uma melhoria noutros serviços, já que o espaço deixado pela liga irá permitir a ampliação do Serviço de Física e Reabilitação, nomeadamente na parte do ginásio, dando melhores condições de luminosidade e funcionalidade, e também da Unidade Técnica de gastroenterologia”. “Foi uma troca proveitosa” disse ainda o responsável.

Já o bispo de Setúbal sublinhou o papel do voluntariado na região. “É um sinal de nobreza e de humanismo que vejo sempre com emoção, tanto agrado e esperança” disse D. José Ornelas Carvalho acrescentando que este acto da Liga é “notável” demonstrando “uma aliança de boas vontades”. O prelado destacou “a atitude activa de cidadania e humanismo dos voluntários, de estar perto daqueles que precisam, e este é um dos momentos desses”.