Grupo Desportivo da Volta da Pedra celebra 44.º aniversário: Jorge Mares pede polidesportivo à câmara

O presidente da direcção do Grupo Desportivo da Volta da Pedra, Jorge Mares, pediu à Câmara Municipal de Palmela a construção de um polidesportivo no recinto exterior da sede da colectividade. O apelo foi feito na sessão solene comemorativa do 44.º aniversário da colectividade que decorreu no passado dia 12 de Fevereiro, no salão de festas que contou com a presença da vice-presidente da autarquia palmelense, Adília Candeias, do presidente da Junta de Freguesia de Palmela, Fernando Baião, e de vários convidados, sócios e atletas.

Jorge Mares promete que o clube vai continuar a investir no BTT, inscrevendo-se novamente na Federação Portuguesa de Ciclismo com vista ao desenvolvimento da modalidade, defendendo que deverão apostar-se em outras actividades desportivas. Nesse sentido, “apelo à Câmara Municipal de Palmela que nos ajude a transformar o recinto ali fora, requalificando o espaço, porque tem todo o potencial para a construção de um polidesportivo” para “captar jovens e atrair novas modalidades” como o futebol e o andebol, disse. Em resposta, a vice-presidente Adília Candeias, prometeu levar esta questão ao executivo camarário.

O dirigente afirmou que foi “um ano difícil porque não havia direcção, tivemos um vazio de dois a três meses e desafiaram-me  a assumir a presidência da direcção”, justificando que “aceitei este desafio porque faço parte há muitos anos dos corpos sociais”. Prometeu que este ano terão lugar comemorações das datas históricas mais importantes como o 25 de Abril e o 1.º de Maio.

“O ano desportivo ao nível da BTT, apesar de haver menos participação foi positivo” devido “à persistência dos vice-campeões nacionais, Teresa Fernandes, Davide Marques, David Inácio e Luís António (medalha de bronze), e fomos pela segunda vez consecutiva vice-campeões nacionais em BTT, na modalidade de XCO”, no campeonato em Viana do Castelo, frisou o responsável.

O presidente da colectividade disse ainda que foi possível reabrir o bar, refeitório e cozinha, após dois meses de encerramento. “O aluguer do bar constitui uma receita excelente para o grupo desportivo”, disse, salientando a importância do espaço estar aberto, “gerando um convívio diário, muito positivo para um ambiente de convívio que queremos fomentar”.

Em relação às contas do clube, Jorge Mares, disse que “estão em dia e o saldo é positivo” e “não devemos nada a ninguém”, agradecendo os apoios da câmara e da junta de freguesia.

O responsável apresenta como desafio aumentar o número de associados, “um problema que não é específico do Grupo Desportivo da Volta da Pedra, as pessoas estão equidistantes do movimento associativo”, sugerindo promover uma campanha de angariação de novos sócios.

Já o presidente da assembleia geral do clube e seu membro fundador, José Coutinho, salientou a importância da colectividade. “É uma grande colectividade em termos de desporto, temos muitos prémios conquistados ao longo destes 44 anos”, disse o dirigente associativo, manifestando “preocupado” porque “foi muito difícil iniciar este novo mandato, há um ano, porque não conseguíamos arranjar elementos para os corpos gerentes”.

“Temo que daqui a um ano, quando houver novas eleições, não apareçam pessoas para dar continuidade a esta grande casa do desporto e da cultura”, desabafou José Coutinho, adiantando que “não gostaria de ver esta colectividade encerrada quando se aproximam os 50 anos e esta casa é tão bonita, tem talvez a melhor sala de troféus do nosso concelho”.

Nesta sessão foram homenageados quatro atletas da equipa vice-campeã em BTT XCO, os associados Paulo Serafim e Francisco Mendes