GATEM com duas nomeações no Concurso Nacional de Teatro

O GATEM – Grupo de Animação e Teatro Espelho Mágico recebeu duas nomeações na fase final do XIV Concurso Nacional de Teatro Amador CONTE “Rui de Carvalho”, que está a decorrer até 3 de Março em Póvoa de Lanhoso. Estão nomeadas Andreia Trindade (actriz) e Céu Campos (actriz e directora da companhia).

O grupo de teatro setubalense concorre com o espectáculo “O Quebra Nozes”, estreado em 2017, num evento que conta com a participação de nove companhias.

O evento, que já é um marco no panorama cultural português, organizado pela Federação Portuguesa de Teatro (FPT) em parceria com a Fundação INATEL, com apoio da Câmara Municipal da Póvoa de Lanhoso, terá 12 prémios a concurso, com destaque para o Prémio Ruy de Carvalho, para a melhor produção a subir ao palco. Este ano, o vencedor do Prémio Ruy de Carvalho vai apresentar-se no Teatro da Trindade, como se fosse uma estrutura profissional.

Concorrem ao prémio:

  • “Maria, Senhora de Mim”, da companhia Páteo das Galinhas – Grupo Experimental de Teatro da Figueira da Foz;
  • “A Salvação de Lutero”, da Contacto – Grupo de Teatro Água Corrente de Ovar;
  • “Daqui Fala o Morto”, a cargo do grupo Getas, Centro Cultural do Sardoal;
  • “O Silêncio das Horas”, pela Criação Colectiva do Grupo Teatro Renascer;
  • “Brincadeiras”, do Grupo d’Artes e Comédias do Grupo Desportivo e Cultural do Banco de Portugal;
  • “O Mais Longo Verão”, a cargo do Grupo Cultural e Recreativo Nun’Alvares – Teatro Vitrine;
  • “Restos”, pelo Centro Cultural e Desportivo dos Trabalhadores do Metropolitano de Lisboa (CCDTML);
  • “António – Um Nome Dois Mundos”, pela Associação Cultural dos Funcionários da CMPL, e
  • “O Quebra Nozes”, pelo Grupo de Animação e Teatro Espelho Mágico.

O CONTE encerra a 3 de Março, com uma gala final, durante a qual serão atribuídos os prémios.

De referir que a companhia de teatro de Setúbal apresentou “O Quebra Nozes”, no dia 24 de Fevereiro, sendo aplaudida de pé no final. “O público encheu a sala criando uma atmosfera de grande cumplicidade e sortilégio com tudo aquilo que aconteceu no palco e no final a peça foi longamente aplaudida de pé”, refere o GATEM. Marcaram presença o presidente da Câmara Municipal de Póvoa de Lanhoso, Avelino Silva, e ainda Maria Torcato Baptista , do Tin.Bra – Grupo de Teatro de Braga  e Hans Peter Buehler e Marion Buehler-Brockhaus , da Fundação Buehler-Brockhaus que “num acto de rara solidariedade cultural e incómodo físico percorreram mais de 1000 Km para viver aquele momento único com as ‘tropas’ da GATEM – Espelho Mágico”, conclui.