Galardão atribuído em Espanha: GATEM conquista prémio Europa

 

No ano em que celebra o 20º aniversário do seu nascimento o GATEM, companhia de teatro setubalense, acaba de ser distinguido em Espanha com o Prémio Europa 2015. O espectáculo “O Principezinho” já tinha conquistado o júri nacional do teatro amador.

 

A produção “O Principezinho” do GATEM – Grupo de Animação e Teatro Espelho Mágico, foi distinguida com o Prémio Europa 2015 no passado sábado, dia 2 de Abril, na 3.ª edição dos “Prémios Nacionais das Artes Cénicas Amadoras Escenamateur”, que decorreu em Madrid, Espanha.

Para o director da companhia de teatro de Setúbal, este prémio demonstra que “valeu todos os sacrifícios para chegar até aqui”. “Vale a pena uma vida dedicada ao teatro”, refere ainda o responsável, na página do Facebook do GATEM.

Já Miguel Assis, encenador da peça, disse que “é um orgulho trabalhar com gente que não tem medo, vai a luta e quer crescer, aprender e servir cada vez mais e melhor um público que conquistámos com mérito próprio, que se multiplica a cada nova produção e sem o qual não somos nada”.

“O Principezinho”, um musical adaptado pelo actor Miguel Assis de “Le Petit Prince” de Saynt Exupéry, musicado por António Coimbra, poesia de Luís Filipe Estrela, figurinos e cenografia de Céu Campos e encenação de Miguel Assis, estava nomeado para “Prémio de Melhor Espectáculo internacional – UNIR”, acabando por vencer.

Recorde-se que a peça “O Principezinho”, do GATEM – Grupo de Animação e Teatro Espelho Mágico, já tinha sido premiada em Março, no 12.º Concurso Nacional de Teatro CONTE 2016, em Póvoa de Lanhoso. A companhia cénica de Setúbal, mais vocacionada para espectáculos para o público infantil, recebeu nesta competição nacional, os prémios de Melhor Cenografia e Melhor Guarda-Roupa, com créditos atribuídos a Céu Campos, e foi reconhecida, ainda, com o prémio Maria da Fonte, distinção atribuída por votação do público. o jovem actor Diogo Leiria recebeu uma menção honrosa na categoria Interpretação Principal Masculina.

O GATEM foi formado por Fernando Guerreiro, actor setubalense já falecido, sendo actualmente dirigido por Ricardo Cardoso e Céu Campos. Esta companhia que tem como missão espectáculos para o mundo infanto-juvenil estreou-se em 1996, com a peça Cinderela. No ano seguinte apresentou ao público “O Feiticeiro de Oz” e nunca mais parou. Depois da produção “O Principezinho”, o GATEM tem outro espectáculo em cena, “O Fabuloso Mundo de Bocage”, um trabalho com texto e encenação de Miguel Assis.