Festas Populares do Montijo foram um sucesso: Mais de 300 mil visitantes

 

As Festas Populares de São Pedro, que decorreram entre 25 e 30 de Junho, superaram todas as expectativas. Milhares de pessoas encheram as ruas iluminadas da cidade acompanhando o programa diversificado de actividades de animação e religiosas.

 

O presidente da Câmara Municipal do Montijo, Nuno Canta faz um balanço “extremamente positivo” das festas populares que decorreram entre 25 e 30 de Junho, calculando-se que passaram mais de 300 mil pessoas pelas ruas do centro da cidade. “Recebemos inúmeras manifestações de afecto e congratulações pelas extraordinárias festas deste ano” salientou o edil acrescentando que o certame decorreu “com grande receptividade e apoio dos populares”.

Nuno Canta sublinha que “as expectativas de 300 mil pessoas foram largamente ultrapassadas” com muita gente nas ruas. O edil salientou a tradição das procissões fluviais e nas ruas da cidade nocturna e diurna, que decorreu debaixo de um sol abrasador. “O reviver das tradições está a ser cada vez mais acolhido pelas pessoas, não só dos mais velhos mas também dos mais jovens”.

Do fado cantado à varanda, da música nos pátios cuidadosamente engalanados, ao concerto da banda mais badalada da actualidade e que canta o tema da novela “Mar Salgado”, os “Amor Eletro, das procissões de mar e terra, às marchas populares. As Festas de São Pedro 2015 foram primeiras do país a disponibilizar gratuitamente uma aplicação android para smartphones (app) com informação relevante sobre as festividades. Foram distribuídas gratuitamente seis mil pulseiras com a inscrição “Festas de S. Pedro 2015. Eu gosto!”, benzidas na igreja matriz.

Os bailes, os comes e bebes, o bibe elétrico (já é um clássico deste certame), as actuações de dança e ginástica de associações concelhias atraíram muita gente. As noites e madrugadas bem animadas, foram brindadas pelo tempo quente. As tertúlias e trincheiras estavam repletas de curiosos e aficionados que não quiseram perder um único momento das largadas, não havendo este ano registo de ferimentos de pessoas uma vez que os touros estavam embolados.

No último dia, o tradicional almoço dos pescadores organizado pela Sociedade Cooperativa União Piscatória Aldegalense (SCUPA) reuniu cerca de 300 pessoas que degustaram a tradicional caldeira e massa de peixe. Neste encontro marcado por laços de convívio, Nuno Canta deixou uma palavra de agradecimento “em nome do povo de Montijo a todos aqueles que contribuíram para o sucesso das nossas festas. A José Manuel Santos presidente da comissão e a todos os seus elementos pela organização, pela mobilização e pela realização das festas que todos nós tivemos a oportunidade de viver”.

Nuno Canta agradeceu ainda “a José Maria, presidente da SCUPA, a todos os pescadores e aos moradores do bairro dos pescadores pela dedicação, pelo envolvimento nas festas, nas nossas tradições e às tertúlias envolvidas nas esperas, nas largadas e touradas pelo seu empenho nas festividades”.

O presidente da Comissão de José Manuel Santos agradeceu “a colaboração de todos os montijenses e visitantes, porque sem pessoas não há festas”. “Agradeço às voluntárias que ornamentaram as ruas e pátios e a todos os elementos da comissão, sem eles não seria possível a realização das festas e aos seus familiares e amigos que se viram privados da sua companhia em prol do Montijo” acrescentou o responsável.

As Festas Populares de São Pedro encerraram com um majestoso espectáculo multimédia e piromusical e a tradicional Queima do Batel na frente ribeirinha da cidade.