Festas Populares de S. Pedro no Montijo arrancam a 27 de Junho – Paulo Gonzo é atracção principal

Paulo Gonzo e The Black Mamba são os cabeças de cartaz, das Festas Populares de S. Pedro que vão decorrer de 27 de Junho a 2 de Julho na zona ribeirinha e centro da cidade do Montijo.

A inauguração está marcada para o dia 27 de Junho, pelas 19h00, frente aos Paços do Concelho, onde será cantado o hino das festas pelo Grupo Coral do Montijo, acompanhado da Charanga da Rambóia e actuarão a fanfarra dos Bombeiros Voluntários do Montijo e o Grupo de Percussão Batucando.

A comitiva segue depois pelas ruas da cidade, visitando os pátios engalanados com flores de papel, será colocada uma coroa de flores no Páteo do Padeiro, junto à imagem de S. Pedro, padroeiro do Montijo. Serão ainda hasteadas as bandeiras das tertúlias na rotunda da praça de toiros (Infal).

Esperam-se mais de 300 mil visitantes durante seis dias. O certame vai contar com mais de 200 atuações e 5 mil participantes em palco. O destaque vai para os concertos de “The Black Mamba”, a 27 de Junho, pelas 22h00, no palco da praça da República, e de Paulo Gonzo, a 2 de Julho, à mesma hora e local, seguido de uma sessão de fogo de artifício.

O presidente da Câmara Municipal do Montijo, Nuno Canta, salienta que a “programação variada e eclética, que reflecte os nossos valores, os valores da abertura e da diversidade, num encontro entre a tradição e a modernidade”. “Este ano, voltamos a convidar os montijenses, os forasteiros e os turistas a reviver as tradições das Festas Populares de S. Pedro”, disse o autarca.

O orçamento das Festas Populares de S. Pedro ronda os 170 mil euros, aos quais acresce “o apoio logístico e de recursos humanos que é disponibilizado pela câmara”, acrescentou Nuno Canta.

Do programa das Festa de S. Pedro, o presidente da Comissão de Festas, José Manuel Santos, destacou:

  • o dia 29 de Junho, com a procissão fluvial às 15h00 e a procissão nocturna às 22h00, “esta última vai contar com 23 andores, sendo por isso uma das maiores do país”;
  • 0 desfile motorizado dos bombeiros e respectivas fanfarras do concelho, Montijo e Canha, pelas ruas da cidade, a 2 de Julho, a partir das 21h00.

Este ano, para além dos espectáculos de música, de dança e de outras artes performativas, das oito largadas, da corrida de touros, do já famoso Bibe Elétrico, há duas novidades:

  • um desfile motorizado das duas corporações de bombeiros do concelho e
  • o Kintal na Via, um percurso musical feito pelas ruas com música direcionada ao público jovem.