Festas de São Pedro promovidas em Lisboa: Áurea e Jorge Palma são cabeças de cartaz

A Câmara Municipal do Montijo, a Entidade Regional de Turismo da Região de Lisboa, a Comissão das Festas de S. Pedro e alguns promotores turísticos do Montijo estão a promover as Festas Populares de São Pedro na capital portuguesa, tendo em vista atrair turistas nacionais e estrangeiros às festas e, simultaneamente, promover a cultura e a identidade do concelho. Pela primeira vez, é apresentado um programa turístico integrado para levar visitantes à Região.

Segundo a autarquia, foram produzidos nove mil folhetos bilingue (português e inglês), que ilustram a oferta integrada para as Festas de S. Pedro que foi preparada pela Câmara Municipal do Montijo e os promotores turísticos do concelho. O folheto será distribuído na rede de 13 postos de turismo de Lisboa, Sintra, Ericeira e Setúbal e ainda no Aeroporto Internacional Humberto Delgado.

A autarquia vai disponibilizar transporte gratuito em minibus, no dia 29 de Junho, entre Lisboa e Montijo. Com saída de Santa Apolónia às 8h e às 17h, estará disponível um autocarro para transportar todos aqueles que pretendam visitar as festas no dia em que se festeja S. Pedro e, assim, sentir e viver in loco à devoção a este santo com as procissões fluvial e nocturna. O transporte fará o regresso a Lisboa às 16h e as 2h. As várias propostas, que incluem ainda 5 tours compostas por passeios em embarcações tradicionais para acompanhamento da procissão fluvial em honra de S. Pedro, percursos em charrete ou minibus pelas ruas do Montijo e/ou alojamento.

A promoção das Festas de S. Pedro na capital conta, ainda, com uma acção conjunta do Tryp Montijo Parque Hotel e da Visit Sul, que uniram esforços e promovem uma oferta que inclui passeios de charrete e estadia no referido hotel. O Tryp Montijo, também, terá preços especiais para quem deseje apenas ficar hospedado durante o certame.

Para além destes dois promotores turísticos, associaram-se a esta ideia, duas outras empresas do concelho da área da animação turística: a Nautisirius e o The Camp que irão, nos seus espaços e nos seus eventos, ao longo do mês de Junho promover as Festas de S. Pedro.

Segundo Vítor Costa, presidente da ERT-RL, “pretendemos, com esta organização da informação, tornar a oferta destas Festas Populares de S. Pedro no Montijo simples, objectiva e muito dirigida aos visitantes da região. Queremos reforçar e aproximar, cada vez mais, os turistas da centralidade Arco do Tejo que oferece experiências únicas de contacto com a natureza, turismo náutico e equestre. A região de Lisboa destaca-se pela diversidade de ofertas, com experiências ao longo de todo o ano”.

As Festas Populares de S. Pedro no Montijo, que atraem milhares de visitantes anualmente à região, incluem, entre outras actividades, procissão fluvial com diversas embarcações no rio Tejo, procissão nocturna nas ruas, marchas populares, noite do pescador com ‘comes e bebes’ gratuitos, cortejo marialva de campinos trajados a rigor, corrida de toiros. A inauguração será às 19 horas do dia 28 de Junho, dias em que a Áurea actuará, pelas 22 horas, no palco principal, na praça da República. No dia 29, destaque para a procissão fluvial, pelas 11.15 horas, e a procissão nocturna de São Pedro, pelas 22 horas. O certame encerra dia 3 de Julho com um concerto de Jorge Palma, às 22.30 horas, na praça da República, e um espectáculo de fogo-de-artifício, seguido de queima do batel à meia-noite.