Festa do Moinho de Maré da Mourisca atrai milhares

A Festa do Moinho de Maré da Mourisca, no Faralhão, em Setúbal, realizada  de 24  a 26 de Agosto atraiu milhares de pessoas que desfrutaram de três dias de animação com gastronomia, artesanato, música, dança e actividades desportivas.

 

“Com tantas pessoas que vieram à festa, até se deu o caso de alguns petiscos esgotarem”, disse Sónia Alves, da comissão organizadora da 19.ª edição da Festa do Moinho de Maré da Mourisca.

 

O 18.º Concurso Gastronómico, em que as diversas tasquinhas dinamizadas pelo movimento associativo das freguesias do Sado e de Gâmbia, Pontes e Alto da Guerra concorreram pela eleição do melhor prato foi ganho pela Associação de Solidariedade Social da Freguesia de Gâmbia, Pontes e Alto da Guerra com “Choquinhos à Mourisca”, um prato em que, além do molusco e de camarão, apresenta alho, cebola e coentros.

Já a “Açorda do Rio à Estrelas”, do Estrelas do Faralhão Futebol Clube, foi considerado, nesta categoria, o prato com melhor apresentação.

Algumas das iguarias presentes nos stands de produtos regionais concorreram ao 13.º Concurso de Doçaria e ao 13.º Concurso de Licores.

Na doçaria, ganhou a Associação Desportiva e Cultural Os Veteranos de Santo Ovídeo, com “Delícia de Santo Ovídeo”, feito à base de ovos, açúcar, água e canela.

A “Poção da Arrábida”, um néctar com medronho da serra, criado pelo Agrupamento 1359 – Sado, do Corpo Nacional de Escutas, ficou em primeiro lugar nos licores.

No conjunto destas duas categorias, a União Desportiva e Recreativa das Pontes venceu o prémio de melhor apresentação com licores de café e framboesa.

O certame, organizado pela Comissão de Festas do Moinho de Maré da Mourisca e pelas juntas de freguesia do Sado e de Gâmbia, Pontes e Alto da Guerra, com diversos apoios, incluindo a Câmara Municipal de Setúbal, contou com um leque diversificado de actividades.