Faleceu o médico Raul Coelho

Faleceu o presidente da Assembleia Geral da Santa Casa da Misericórdia de Alhos Vedros, o médico Raul Coelho, aos 86 anos de idade.

O corpo encontra-se em câmara ardente na Capela da Santa Casa da Misericórdia de Alhos Vedros, sita no largo da Misericórdia em Alhos Vedros (junto ao antigo hospital concelhio). O funeral realiza-se amanhã dia 31 de Janeiro, pelas 16h30, dirigindo-se ao Cemitério Municipal do Vale da Amoreira.

Para João Lobo, provedor da Misericórdia de Alhos Vedros, trata-se de uma “figura impar da nossa comunidade que dedicou a sua vida ao serviço da saúde e dos cidadãos do Município da Moita, sobre o qual anexamos nota biográfica”.

Raul Augusto de Carvalho Coelho, nasceu em Paranhos da Beira (Seia) a 13 de Abril de 1931, filho de Benjamim da Silva Coelho e de Maria Luísa de Carvalho, ambos professores primários, é casado há 57 anos com Olga de Melo Sequeira Mendes Carvalho Coelho, professora primária, tem 3 filhos, o Raul Fernando Coelho, médico Pediatra, o Fernando Manuel Coelho, Economista e Jurista e o Pedro Augusto Coelho, Engenheiro Mecânico, e, tem seis netos, o Raul, os Pedros, a Teresa, a Carolina e a Maria.

Licenciou-se em Medicina e Cirurgia em Julho de 1960 pela Faculdade de Medicina de Lisboa – Hospital Escolar de Santa Maria e iniciou a sua actividade como médico no seu consultório e no Hospital da Santa Casa da Misericórdia de Alhos Vedros, freguesia onde residia.

De regresso á sua actividade profissional, concorreu e foi nomeado em 1967 Médico do 3º Partido Municipal da Moita com sede na Baixa da Banheira, participando activamente na campanha de Profilaxia e Rastreio da Cólera e dedicando-se então ao tratamento dos mais pobres e desfavorecidos ao lado de quem esteve toda a sua vida quer como médico quer como homem.

Foi médico do Dispensário Materno-Infantil em Alhos Vedros e Baixa da Banheira e especializou-se em Pediatria em 1976 com aprovação por Unanimidade, tendo concluído o curso de Saúde pública no ano lectivo de 1976/77 pelo Instituto Superior de Higiene e Saúde Pública Dr. Ricardo Jorge com Aprovação.

Enquanto especialista em Saúde Pública, foi orientador de estágios nesta área de vários grupos de Médicos Policlínicos durante 3 anos através do Centro de Saúde da Moita.

Foi nomeado Subdelegado de Saúde em 1984 e nomeado Autoridade Sanitária Concelhia em 1986.

Foi membro da comissão de honra das comemorações do tricentenário da elevação da Moita a Vila.

Foi nomeado coordenador dos núcleos de educação alimentar e saúde escolar e coordenador do núcleo de educação para a saúde e do grupo operativo CINDI – Projecto de Saúde Integrado para a Promoção da Saúde e Melhoria da Qualidade de Vida das Populações em 1988.

Foi nomeado Autoridade de Saúde Concelhia em Julho de 1993 e Assistente Graduado de Saúde Pública e Consultor de Saúde Pública no mesmo ano, tendo sido reconduzido no cargo de Delegado Concelhio de Saúde em 1997

Foi presidente das Juntas Médicas de Avaliação de Incapacidades dos Concelhos da Moita, Barreiro, Montijo e Alcochete desde Maio de 1996.

Desenvolveu a sua actividade profissional até aos seus últimos dias de vida, tendo participado durante a sua carreira em cerca de duas centenas de congressos e outros eventos na área da medicina e de outras matérias com ela relacionadas.

Foi membro activo da Comissão de Obra da Associação de Dadores de sangue da Baixa da Banheira, aquando da Construção da sua Sede Social tendo posteriormente sido nomeado “Embaixador” desta Associação e foi colaborador com artigos médicos relevantes publicados no Jornal do Dador.

Foi distinguido pelo Município da Moita com a Medalha de Ouro do Município pelos serviços prestados á comunidade em 2001, tendo sido também Presidente da Comissão Executiva das Comemorações do 5º Centenário da Fundação da Santa Casa da Misericórdia de Alhos Vedros.

Foi considerado o Profissional do Ano 2001/2002 e posteriormente distinguido com o Diploma de Companheiro e emblema Paul Harris Pelo Rotary Clube da Moita.

Pertenceu ainda a várias sociedades científicas e associações culturais e beneméritas tendo sido nomeado por unanimidade Sócio Honorário da Associação Clínica Frater em 13 de Novembro de 2012.

Era actualmente presidente da Assembleia-geral da Santa Casa da Misericórdia de Alhos Vedros no seu quinto mandato.

Toda actividade de Raul Coelho ao longo da sua vida, foi desenvolvida com especial dedicação à Prevenção da Doença, à Promoção da Saúde e á Medicina Curativa, bem como a toda a comunidade e movimento associativo em geral tendo sempre presente a realidade do ser humano como um todo e como tal merecedor da sua melhor atenção, carinho e total disponibilidade.