Fadista Georgette de Jesus hospitalizada

Homenagem a Georgette de Jesus
Homenagem à fadista setubalense Georgette de Jesus

A fadista setubalense Georgette de Jesus, com 83 anos, está hospitalizada na sequência de uma queda. A artista foi operada ao fémur no Hospital de São Bernardo, sendo transferida amanhã, 5 de Janeiro, para o Hospital Ortopédico do Outão.

“A nossa muito querida Georgete de Jesus começou o ano de 2018 de uma forma atribulada!! Foi hoje operada ao fémur, após uma queda! Vamos todos dar-lhe um abraço! Ela merece!”, refere Alexandrina Pereira, amiga e presidente da Casa da Poesia de Setúbal.

Georgette de Jesus nasceu, em 1934, em Setúbal, no bairro de Troino, onde continua a viver. A instrução primária fê-la na ‘Marquês de Pombal’, na Fonte Nova, ingressando depois na antiga Escola Industrial e Comercial João Vaz, que funcionava na avenida Luísa Todi, onde completou o curso geral do comércio.
No ‘passaporte de fadista’, além de actuações em Portugal – Setúbal, Lisboa, Águeda, Leiria, Cascais e Açores –, há carimbos da Alemanha, Bélgica e França. Gravou um disco de 45 rotações, três cassetes e dois CD, o último dos quais este ano.
“Duas Vidas e Fado”, o nome deste trabalho, foi gravado em parceria com o marido, Manuel de Jesus, pouco antes do espectáculo com que um grupo de amigos e a Câmara Municipal os homenagearam, pelos cem anos de carreira que ambos somam.
As marchas populares fazem, também, parte do “livro de registos” de Georgette de Jesus. Começou, aos 14 anos, na do Clube da Palhavã. Pelo meio, conta 12 presenças com as cores dos Ídolos da Praça e outra com as da União Setubalense.